SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A evolução do sarampo no Brasil e a situação atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Inf. Epidemiol. Sus v.6 n.1 Brasília mar. 1997

http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731997000100001 

EDITORIAL

 

O presente número do Informe Epidemiológico do SUS apresenta primeiramente o quadro nacional da evolução do sarampo, elaborado pela equipe técnica do Centro Nacional de Epidemiologia - CENEPI - e as diretrizes e estratégias recomendadas para o controle da epidemia, sob a responsabilidade das secretarias estaduais de saúde em todo o território nacional. É a seguir apresentado artigo que explora as possibilidades do Sistema de Informações Geográficas na área de saúde e meio-ambiente, tomando como objeto de análise o abastecimento de água no município do Rio de Janeiro. Este número traz, ainda, a série histórica de agravos e doenças no País de 1980 a 1996, que foram apresentadas parcialmente em números anteriores (Ano I, vol. 2/1992: 1980-1991; Ano II, no 6/1993: 1991-1993; Ano IV/95: 1994-1995).

O INFORME deixa de publicar, a partir deste número, as informações relativas às internações hospitalares agrupadas por grandes causas, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID). Tal fato se deve à maior disponibilização desses dados aos serviços de saúde, como conseqüência da expansão da rede informatizada nesses serviços, o que tem permitido o acesso a tais informações em maiores detalhes e com maior presteza. Atualmente, tais dados podem ser acessados através do endereço eletrônico da FNS (www.fns.gov.br). Dessa forma, o INFORME passa a ter mais espaço para a apresentação de análises de séries históricas e/ou sobre a evolução de quadros de morbidade, por meio das informações obtidas sobre as internações hospitalares nos diversos estados.

O aperfeiçoamento do sistema de notificações de agravos e doenças, dentro de uma concepção de sistema de informação em saúde descentralizado, trará maior presteza e qualidade no fornecimento dos dados e, conseqüentemente, viabilizará maior profundidade nas análises do quadro epidemiológico nacional.