SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a Periódicos Biomédicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Inf. Epidemiol. Sus v.8 n.2 Brasília jun. 1999

http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731999000200001 

EDITORIAL

 

A utilidade do IESUS para os Serviços de Saúde

 

 

Jarbas Barbosa da Silva Junior

Editor

 

 

O Informe Epidemiológico do SUS (IESUS) busca oferecer subsídios úteis para uma permanente reflexão técnica nos Serviços de Saúde das várias esferas (federal, estadual, municipal) e ser, ao mesmo tempo, um instrumento de apoio aos trabalhadores daqueles serviços que têm menor acesso aos centros de produção do saber. O horizonte esperado é aquele da informação e educação permanente do profissional da saúde, e o IESUS procura apoiar as iniciativas locais e regionais orientadas aquele objetivo. Os artigos a serem publicados são selecionados levando-se em consideração estes critérios, cuidando-se sempre da qualidade científica e acadêmica dos mesmos.

O IESUS, para atingir esse público diretamente voltado ao sistema e serviços de saúde, coloca-se também como um espaço aberto para a produção acadêmica mais dirigida para a realidade sanitária brasileira e para a produção originária dos profissionais que trabalham nas atividades de epidemiologia, prevenção e controle de doenças.

Os artigos presentes nesse número expressam a diversidade temática que hoje compõem o objeto de trabalho dos que atuam em epidemiologia no sistema e serviços de saúde, além de trazer novas ferramentas e métodos de conhecimento na área.

O IESUS, para cumprir seus objetivos, continuará a publicação de artigos originais, notas técnicas e revisões críticas em temas relevantes para a saúde pública, privilegiando as abordagens operacionais e aplicadas. Existe, ainda, o projeto de publicarmos séries de artigos importantes para a formação de Recursos Humanos na área: artigos operacionais no controle de endemias; artigos clássicos da epidemiologia brasileira; e artigos clássicos (porque básicos e formativos) da epidemiologia e saúde pública mundiais.

Com essas iniciativas, acreditamos que o IESUS, revista ainda jovem e publicada num contexto não acadêmico, estará contribuindo na difícil tarefa de estimular a reflexão entre trabalhadores da saúde e de incrementar a capacidade de resolver problemas urgentes no campo da Saúde Pública.