SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Prêmio de Incentivo ao Desenvolvimento e à Aplicação da Epidemiologia no SUS - EPIPRÊMIOPrêmio de incentivo ao desenvolvimento e à aplicação da epidemiologia no sus 1º lugar doutorado Infarto agudo do miocárdio no Município do Rio de Janeiro: qualidade dos dados, sobrevida e distribuição espacial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.16 n.2 Brasília jun. 2007

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000200008 

DISCURSO

 

 

Cristiane Pavanello Rodrigues Silva

1o lugar da categoria Mestrado do Prêmio de Incentivo ao Desenvolvimento e à Aplicação da Epidemiologia no SUS, EPIPRÊMIO 2006

 

 

Prezados Senhores e Senhoras, Boa Noite.*

Os problemas de saúde que afligem o Brasil são de uma diversidade imensa, talvez na mesma proporção de sua dimensão territorial. Nós, profissionais da saúde, todos os dias, nos deparamos com vários deles e nos afligimos à medida que tentamos solucioná-los.

Fazemos uso de vários instrumentos que nos auxiliam na compreensão e elaboração de estratégias, com a finalidade de buscarmos melhorias. Entre esses instrumentos, a Epidemiologia tem se mostrado muito eficaz na medida em que nos permite conhecer a diversidade em que se insere a Saúde no Brasil.

O Sistema Único de Saúde necessita do apoio de decisões técnicas, elaboradas por nós, pesquisadores, para tomada de decisões políticas que também assegurem, muito mais que a universalidade da Saúde, a eqüidade com qualidade na assistência.

Os trabalhos desenvolvidos por nós possibilitaram a participação neste Prêmio de Incentivo ao Desenvolvimento e à Aplicação da Epidemiologia no SUS, que reconhece que pesquisas elaboradas nos bancos acadêmicos das universidades brasileiras são aplicáveis na prática profissional, com a finalidade de melhorar a saúde de nosso povo.

Gostaríamos de agradecer a todos que nos apoiaram: nossos familiares, orientadores, instituições acadêmicas e Secretarias de Saúde e outros setores relacionados; e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, por esta brilhante iniciativa.

 

 

* Discurso proferido no encerramento da 6a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, 6a EXPOEPI, no dia 17 de novembro de 2006