SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Gestão da qualidade nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública e o modelo de controle de qualidade analítica da malária: Quality Assurance on Public Health Laboratories and the analytical quality control model on malaria diseaseAvaliação da qualidade do rastreamento de HIV/aids e sífilis na assistência pré-natal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.17 n.2 Brasília jun. 2008

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000200006 

Prêmio de Incentivo ao Desenvolvimento e à Aplicação da Epidemiologia no SUS – EPI-Prêmio

 

 

Maria Regina Fernandes de Oliveira

Coordenadora-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços/SVS/MS. Coordenadora do EPI-Prêmio 2006

 

O Prêmio de Incentivo ao Desenvolvimento e à Aplicação da Epidemiologia no SUS – EPI-Prêmio – foi concedido pela segunda vez. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Lançado em 2005, o EPI-Prêmio é uma forma de reconhecimento do papel fundamental das instituições de ensino no desenvolvimento da epidemiologia, na capacitação de profissionais de saúde e na produção científica.

O EPI-Prêmio é concedido a qualquer pesquisador, estudioso e/ou profissional cujo produto de investigação científico-tecnológica enquadra-se na categoria de tese de doutorado, dissertação de mestrado (acadêmico ou profissional) ou monografia de especialização nas seguintes áreas temáticas: sistemas de informações e análise de situação de saúde; vigilância em Saúde Pública; avaliação epidemiológica de intervenções e/ou serviços de saúde; e desenvolvimento de métodos epidemiológicos. Seu objetivo principal é incentivar a produção científica e tecnológica em epidemiologia com aplicação nos serviços de saúde, através do reconhecimento e premiação de seus profissionais que tenham desenvolvido trabalhos acadêmicos cujos resultados reúnam significativo potencial de aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS).

No período de 12 de fevereiro a 2 de abril de 2007, o EPI-Prêmio teve inscritos 55 trabalhos, entre monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado de autoria de ex-alunos de 26 instituições de ensino, distribuídas pelas cinco macrorregiões brasileiras. Esses trabalhos submeteram-se a um processo seletivo constituído de duas etapas, uma primeira de caráter eliminatória e a segunda, classificatória.

Para a etapa eliminatória, a SVS/MS contou com a colaboração de consultores ad hoc, os quais, em pares, analisaram cada resumo de trabalho inscrito e selecionaram 31 para a etapa classificatória. Esta foi encarregada a um comitê científico designado por Portaria da SVS/MS, que, ao término de sua missão, decidiu pela concessão de três prêmios e cinco menções honrosas a oito trabalhos finalistas, cujos resumos temos a satisfação de publicar nesta edição da Epidemiologia e Serviço de Saúde, para ampla divulgação entre os serviços de saúde dos SUS.