SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Fatores associados ao uso e à satisfação com os serviços de saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.17 n.4 Brasília dez. 2008

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000400001 

EDITORIAL

 

Os 20 anos do SUS e os avanços na vigilância e na proteção à saúde

 

 

Maria Cecília de Souza Minayo

Membro do Comitê Editorial Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Instituto Oswaldo Cruz

 

 

Mesmo os maiores críticos dos serviços públicos não podem deixar de reconhecer que nestes 20 anos transcorridos desde a Constituição Cidadã de 1988, o Sistema Único de Saúde brasileiro – SUS – transformou-se, amadureceu e passou a apresentar novas questões à consideração dos políticos, gestores e profissionais de saúde, quanto à gestão e à própria relevância dos problemas da Saúde Pública a serem enfrentados.

As teses defendidas na VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), consagradas na Constituição Federal de 1988, privilegiaram a formulação da política de saúde com base nas transformações do perfil demográfico e epidemiológico da população. Os debates acalorados pelo contexto político da redemocratização do país enfatizaram as ações de promoção e proteção da saúde e não apenas a cura das doenças, preocuparam-se com a acessibilidade dos cidadãos à atenção à saúde, com a integralidade e universalidade dos cuidados, independentemente da capacidade financeira dos usuários, e, por fim, com a organização do Sistema que primasse por um processo decisório participativo.

O conjunto de propostas referidas acima, exatamente o que a legislação brasileira em vigor propõe para o SUS, teve de percorrer os caminhos difíceis da mudança em relação a um sistema marcado pela visão hospitalocêntrica, centralizadora e discriminatória. São 20 anos de estrada, em que os atores sociais do processo de transformação se diversificaram e se multiplicaram, em que a pureza da proposta teve de ser adequada às contingências da realidade.

Muitos trabalhos, publicados e a se publicar neste ano, dispõem-se a uma revisão rigorosa e crítica das armadilhas que tornaram o SUS menos SUS. Entre os mais ferrenhos críticos, encontram-se autores e atores que, desde a primeira hora até hoje, se dedicaram firmemente ao desenvolvimento da proposta de acordo com sua filosofia original. Sua visão é imprescindível para o aprimoramento do Sistema e para as necessárias correções de rumos.

Neste editorial, prefiro falar das conquistas do processo já construído e dizer que, a meu ver, o SUS jamais poder-se-ia considerar consolidado. Na verdade, quando se diz que uma instituição ou ação está consolidada, dá-se por subentendido que está inerte e morta. Um organismo vivo e pulsante como é o SUS está presente na dinâmica provisória e perene de seus êxitos e suas deficiências. Nesse equilíbrio incerto, tendo que negociar os mais diversos interesses, o SUS responde, aqui e agora, aos problemas de saúde, corrige rumos, inclui novos temas, incorpora tecnologias inéditas no país e cria arranjos gerenciais. O que o SUS não pode é perder o norte da resposta aos anseios da população brasileira – seu único alvo inamovível – que se propõe a atingir um patamar mais elevado em sua qualidade de vida e de saúde.

Poderíamos enumerar grandes conquistas, como a queda vertiginosa da mortalidade infantil, a longevidade que aumentou rapidamente e a diminuição ou eliminação de várias doenças infecciosas. Hoje, com um importante sistema de informação, muito mais capacidade de gestão, profissionais mais bem preparados e um elenco de investigadores dedicados ao setor, é possível ao Sistema Único de Saúde ter muito mais clareza das necessidades, dos problemas e dos caminhos de solução. Exemplo desse aprimoramento é este número da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, cujos artigos são todos assinados por professores-doutores reconhecidos por sua profunda inserção na construção do SUS. Os temas tratados aqui estão em sintonia fina com questões fundamentais do campo da Saúde Pública. É o caso, por exemplo, do texto sobre fatores associados ao uso e à satisfação com os serviços de saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte-MG,1 de dois artigos que abordam o aprimoramento do sistema de informação de morbimortalidade no que concerne à notificação da causa básica de morte de idosos e ao aperfeiçoamento do conhecimento sobre mortes maternas,2,3 e do manuscrito que apresenta uma técnica de estimação da infestação predial por Aedes aegypti.4

Nesse espaço de 20 anos, o tema do ambiente – que em 1986, ano de nossa VIII Conferência Nacional, já houvera sido tratado pela Carta de Otawa – incorporou-se, definitivamente, como componente essencial à saúde e não apenas como mais uma variável. A questão da violência, que, desde o final dos anos 1970, já se configurava como problema relevante no perfil de morbimortalidade do país mas não era tratada com o devido interesse, foi finalmente legitimada na pauta política e de práticas do setor. E as enfermidades não transmissíveis passaram a ocupar os primeiros postos na lista dos problemas a serem enfrentados.

Na organização do Sistema, o modelo hospitalocêntrico foi cedendo lugar a uma nova forma organizativa, com ênfase na atenção básica. Por indução das organizações que se criaram ou se redesenharam para atender à Constituição Federal e à Lei Orgânica da Saúde, esta promulgada em 1990 (Ministério da Saúde; Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde; Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde; e os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais, com representação dos usuários) o Sistema se descentralizou. Desta forma, tornou-se possível aos cidadãos um acesso público aos serviços próximos a seus locais de residência, serviços estes que, se não perfeitos e satisfatórios, estão longe de ser desprezíveis.

Desde a visão organizativa inicial, muito impregnada pelo marxismo estruturalista e voltada às macro-transformações, os atores do SUS evoluíram para também incorporar, junto com a idéia do coletivo, a questão da subjetividade, única e insubstituível em seu papel participativo e de responsabilidade na produção de condições e ações pela saúde. Essa incorporação da visão dos direitos e também dos deveres e da responsabilização do cidadão é uma forma de o Sistema se adequar às demandas do quadro sanitário. No caso das doenças não transmissíveis e dos agravos provocados pela violência, sabemos que é urgente e vital envolver todos os atores e sujeitos sociais, como coletividade e enquanto indivíduos, nos cuidados e na superação dos problemas. É o caso, por exemplo, do assunto tratado por um dos artigos desta edição da revista, que discorre sobre o perfil do consumo de bebidas alcoólicas segundo diferenças sociais e demográficas em Campinas-SP.5 O problema do alcoolismo inclui, inexoravelmente, participação e liberdade dos sujeitos em sua superação.

Certamente, este editorial não se propõe a uma avaliação do SUS, tarefa hercúlea para quem pretende mostrar suas potencialidades e suas fragilidades. Trata-se apenas de uma palavra de celebração de quem vem, por muitos anos, entre louros e espinhos, buscando acender seu palito de fósforo para, junto com outros milhões de pequenas chamas, iluminar o SUS em construção.

 

Referências bibliográficas

1. Lima-Costa MF, Loyola Filho, AI. Fatores associados ao uso e à satisfação com os serviços de saúde entre usuários do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2008; 17(4): 247-257.

2. Jorge, MHPM, Laurenti R, Lima-Costa MF, Gotlieb SLD, Chiavegatto Filho, ADP. A mortalidade de idosos no Brasil: a questão das causas mal definidas. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2008; 17(4): 271-281.

3. Laurenti R, Jorge MHPM, Gotlieb SLD. Mortes maternas e mortes por causas maternas. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2008; 17(4): 283-292.

4. Gomes AC, Silva NN, Bernal RTI, Leandro AS. Estimação da infestação predial por Aedes aegypti (Díptera: Culicidae) por meio da armadilha Adultrap®. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2008; 17(4): 293-300.

5. Barros MBA, Marin-León L, Oliveira HB, Dalgalarrondo P, Botega NJ. Perfil do consumo de bebidas alcoólicas: diferenças sociais e demográficas no Município de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil, 2003. Epidemiologia e Serviços de Saúde 2008; 17(4): 259-270.