SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A Política Nacional de Promoção da Saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUSPrêmio rede de formação de recursos humanos em vigilância em saúde Avaliação da implementação da abordagem sindrômica das doenças sexualmente transmissíveis na Regional de Saúde do Gama-DF índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.18 n.1 Brasília mar. 2009

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000100009 

I prêmio rede de formação de recursos humanos em vigilância em saúde – 2008

 

 

Maria Regina Fernandes de Oliveira

Coordenadora-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços/SVS/MS

 

 

A Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde – RFRH-VS – foi constituída em 2005 com o objetivo de formar profissionais que atuem nos serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças nas três esferas de governo. A Rede é resultado de um amplo processo de pactuação com as instituições de ensino superior do país. As Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram consideradas prioritárias para sua implementação, tanto na definição da localização dos cursos quanto de sua clientela.

Até dezembro de 2008, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/ MS) contratou, para constituição da RFRH-SV, 25 cursos: 17 especializações e oito mestrados profissionais, dos quais já foram concluídos 12 cursos de especialização e um de mestrado, que resultaram em 298 profissionais capacitados e previsão de mais 304 egressos.

Com a finalidade de promover a produção técnico-científica em vigilância em saúde com aplicação nos serviços do SUS e reconhecer o mérito do trabalho de profissionais oriundos dos cursos de pós-graduação da RFRH-VS, foi instituído o Prêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde – Rede-Prêmio. Em sua primeira edição, o Rede-Prêmio voltou-se aos profissionais da rede de serviços de Saúde Pública capacitados nos cursos de especialização concluídos até junho de 2008.

A seleção dos trabalhos desenvolveu-se em duas etapas. A primeira etapa esteve sob a responsabilidade das instituições de ensino superior, coordenadoras dos cursos. Para a segunda etapa, a SVS/MS constituiu, mediante publicação de Portaria Ministerial, uma comissão de avaliadores externos e representantes das áreas técnicas, que, em pares, analisaram cada monografia e selecionaram três vencedoras.

Durante a 8a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – 8a EXPOEPI –, os autores receberam uma placa e um certificado alusivos à premiação. Também foram contemplados com uma passagem aérea e até quinze diárias para participação em curso na área de Vigilância em Saúde, de escolha do premiado, a usufruir no prazo de um ano. Aos orientadores e instituições coordenadoras, concedeu-se certificado alusivo à premiação.

Esta edição da Epidemiologia e Serviços de Saúde oferece os seguintes resumos dos trabalhos premiados, para ampla divulgação entre os serviços de saúde do SUS.