SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Tratamento da Leishmaniose Visceral e Leishmaniose Tegumentar Americana no BrasilPrêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em vigilância em Saúde Avaliação da frequência de hábitos e comportamentos de risco na população que auto-referiu hipertensão arterial na pesquisa de "Prevalência de fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis no Distrito Federal" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.20 n.1 Brasília mar. 2011

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000100013 

II Prêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde – 2010

 

 

Susan Martins Pereira

Coordenadora-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços/SVS/MS

 

 

A Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde - RFRH-VS - foi constituída em 2005 com o objetivo de formar profissionais que atuem nos serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças nas três esferas de governo. A Rede é resultado de um amplo processo de pactuação com as instituições de ensino superior do país. As Regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste foram consideradas prioritárias para sua implementação, tanto na definição da localização dos cursos quanto de sua clientela.

Até dezembro de 2010, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/ MS) contratou, para constituição da RFRH-SV, 28 cursos: 17 especializações e 11 mestrados profissionais, dos quais encontram-se concluídas todas as especializações e seis de mestrado, que resultaram em 521 profissionais capacitados e previsão de mais 92 egressos.

Com a finalidade de promover a produção técnico-científica em vigilância em saúde com aplicação nos serviços do SUS e reconhecer o mérito do trabalho de profissionais oriundos dos cursos de pós-graduação da RFRH-VS, foi instituído o Prêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde - Rede-Prêmio. Em sua segunda edição, o Rede-Prêmio voltou-se aos profissionais da rede de serviços de Saúde Pública capacitados nos cursos de especialização e mestrado concluídos até 30 de junho 2010.

A seleção dos trabalhos desenvolveu-se em duas etapas. A primeira etapa esteve sob a responsabilidade das instituições de ensino superior, coordenadoras dos cursos. Para a segunda etapa, a SVS/MS constituiu, mediante publicação de Portaria Ministerial, uma comissão de avaliadores externos e representantes das áreas técnicas, que, em pares, analisaram os trabalhos apresentados e selecionaram quatro vencedores: duas monografias e duas dissertações.

Durante a 10a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças - 10a EXPOEPI -, os autores receberam uma placa e um certificado alusivos à premiação. Também foram contemplados com uma passagem aérea e até 15 diárias para participação em curso na área de Vigilância em Saúde, de escolha do premiado, a usufruir no prazo de um ano. Aos orientadores e instituições coordenadoras, concedeu-se certificado alusivo à premiação.

Esta edição da Epidemiologia e Serviços de Saúde apresenta os seguintes resumos dos trabalhos premiados, para ampla divulgação entre os serviços de saúde do SUS.