SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Prêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em vigilância em Saúde Avaliação da frequência de hábitos e comportamentos de risco na população que auto-referiu hipertensão arterial na pesquisa de "Prevalência de fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis no Distrito Federal"Prêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em vigilância em Saúde Transmissão vertical: um estudo epidemiológico da infecção pelo HIV/aids e sífilis congênita no Estado do Ceará de 2001 a 2007 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.20 n.1 Brasília mar. 2011

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000100015 

RESUMO

 

Prêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em vigilância em Saúde

 

Morbidade hospitalar por causas relacionadas à influenza em idosos no Brasil, 1992 a 2006: situação atual, tendências e impacto da vacinação*

 

 

Luciane Zappelini DaufenbachI; Eduardo Hage CarmoII - orientador; Elisabeth Carmen DuarteIII - co-orientadora

IDepartamento de Ensino e Pesquisa, Hospital das Forças Armadas, Ministério da Defesa, Brasília-DF, Brasil
IISecretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde, Brasilia-DF, Brasil
IIIFaculdade de Medicina, Universidade de Brasília, Brasilia-DF, Brasil

 

 

OBJETIVO: descrever as características epidemiológicas da morbidade hospitalar por causas relacionadas à influenza na população com 60 anos de idade e mais, segundo subgrupo etário, sexo e região de residência no Brasil, no período de 1992 a 2006; descrever a tendência temporal da morbidade hospitalar por causas relacionadas à influenza, na população com 60 anos de idade e mais no Brasil no período de 1992 a 2006; e avaliar o impacto da vacinação contra a influenza no país segundo regiões.
METODOLOGIA: estudo observacional, ecológico, descritivo, misto, combinando a descrição das séries temporais de interesse, segundo múltiplos grupos, com uso de dados secundários, oriundos do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. Para o cálculo dos coeficientes de morbidade hospitalar (CMH) por causas relacionadas à influenza, em população com 60 anos de idade e mais, foram consideradas as seguintes causas: influenza, pneumonia, bronquite crônica e não especificada e de obstrução crônica de vias respiratórias não classificadas em outra parte. Foram determinados os CMH por causas específicas, segundo subgrupos etários, sexo e região brasileira de residência no período de 1992 a 2006. Foi realizada a análise da tendência dos CMH por essas causas e por regiões brasileiras, por meio de modelos de regressão polinomial. Foi aferido o efeito das campanhas de vacinação nos CMH, ajustado pela tendência histórica e pela sazonalidade desse indicador.
RESULTADOS: as causas de morbidade hospitalar relacionadas à influenza provocaram, no Brasil, 4.361.370 hospitalizações na população com 60 anos de idade e mais no período de 1992 a 2006, com um CMH médio anual de 22/1.000 idosos. Nas regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste, maior magnitude dos CMH foi identificada nos meses de maio a agosto, enquanto Norte e Nordeste ocorreu entre fevereiro a junho. Ao comparar o CMH médio dos períodos anterior (1992-1998) e posterior (1999-2006) à vacinação contra influenza, percebeu-se redução do coeficiente nesse último período no Brasil, sobretudo nas regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste. Na população de 60 anos de idade e mais, diminuiu em média 0,75/1.000 idosos para cada unidade de ano. A região que obteve maior redução foi a região Sul, seguida do Centro-oeste, da Sudeste e da Nordeste. Na região Norte percebeu-se estabilidade dos coeficientes no período. Em análise de regressão multivariada - ajustando a tendência histórica, sazonalidade e sexo - foram observadas reduções estatisticamente significativas (p<0,05) dos CMH pelas causas relacionadas à influenza nos períodos de maio a agosto, após a introdução das campanhas de vacinação contra a influenza, nas regiões Centro-oeste e Sudeste, para todos os grupos de idade analisados (60-69 anos, 70-79 anos e >80 anos de idade). Para as regiões Sul e Nordeste, apesar da estimativa observada de coeficientes de efeito (Betas) negativos para essa categoria dessa variável, não foi obtida significância estatística para esse resultado. Já na região Norte, o estudo aponta para ausência de efeito
e redução dos CMH pelas causas associadas à influenza após a introdução das campanhas de vacinação em todos os grupos de idade analisados.
CONCLUSÃO: as análises apóiam as evidências de que a intervenção vacinal contra influenza em população idosa, implantada a partir do ano 1999, contribuiu na diminuição da morbidade hospitalar pelas causas associadas à influenza no Brasil, sobretudo nas regiões Centro-oeste e Sudeste. Além disso, indicam ausência de efeito dessa intervenção na população de idosos residentes na região Norte, no período de estudo. Deste modo, recomenda-se avaliação dos fatores que podem estar contribuindo com esses achados, entre eles a necessidade de adequação do período de vacinação para aquele que de fato anteceda aos meses de maior circulação viral nessa região (dezembro a março). A continuidade de estudos dessa natureza poderá subsidiar com informações os programas brasileiros de promoção, prevenção e assistência à saúde desse segmento populacional.

 

 

*Dissertação apresentada no Curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva - área de concentração - Epidemiologia em Serviços de Saúde, realizado pelo Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia, com apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.