SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Uso da busca ativa de óbitos na avaliação do Sistema de Informações sobre Mortalidade em Minas Gerais, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.20 n.3 Brasília set. 2011

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300001 

EDITORIAL

 

Fortalecendo a revista do Sistema Único de Saúde

 

 

Leila PosenatoI; Elisete DuarteII

IEditora Científica
IIEditora Executiva

 

 

Em 2012, a Epidemiologia e Serviços de Saúde - revista do Sistema Único de Saúde do Brasil completará 20 anos de existência. Às vésperas desta importante celebração, apresentamos a seus leitores, autores e colaboradores algumas prioridades de seu Plano de Fortalecimento para os próximos anos.

Entre as ações previstas - algumas já implementadas - encontra-se a incorporação ao Corpo Editorial da revista da Editora Científica, função até então acumulada pela Editora Executiva. A iniciativa atende à preocupação e cuidado com a qualidade dos artigos publicados. Artigos enviados a revistas científicas apresentam diferenças marcantes quanto ao estilo e forma adotados em sua redação por cada autor e compete à Editora Científica coordenar a equipe de Editores Assistentes buscando, na editoração dos manuscritos para publicação, preservar e uniformizar a qualidade dos artigos, contribuindo para seu aprimoramento. Nesse processo, é observada não apenas a redação científica mas, especialmente, a correção e a adequação do conteúdo aos propósitos da publicação.

Como parte integrante desse Plano de Fortalecimento, destaca-se a possibilidade de estabelecer parcerias institucionais, a exemplo da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Abrasco. Pretende-se, com esse apoio, maior divulgação da revista e incentivo a seus associados para enviarem manuscritos, bem como colaborarem com o processo editorial na condição de revisores convidados.

O aumento para o número mínimo de 15 artigos por número publicado constitui uma meta de nosso Plano, alcançada pela primeira vez nesta edição, a qual apresenta 14 artigos originais e uma Nota Técnica. Os artigos referem-se a temas diversos, de interesse da epidemiologia, vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para os serviços de saúde. A Nota Técnica trata da atualização da lista de causas de mortes evitáveis (5 a 74 anos de idade) por intervenções do Sistema Único de Saúde, SUS. O Plano de Fortalecimento contempla, ainda, a publicação de números temáticos sobre assuntos atuais e relevantes para nossa Saúde Pública.

A Epidemiologia e Serviços de Saúde reitera sua missão de difusão do conhecimento epidemiológico para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo SUS. É com essa responsabilidade que asseguramos a nossos leitores a dedicação e trabalho permanente de nossos editores pela qualidade e reconhecimento público da revista técnica e científica do Ministério da Saúde, um importante instrumento de divulgação de estudos epidemiológicos e avaliativos, análises de ações, programas e políticas do SUS.