SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Evolução da prevalência do diabetes e deste associado à hipertensão arterial no Brasil: análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 1998, 2003 e 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Epidemiol. Serv. Saúde v.21 n.1 Brasília mar. 2012

http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742012000100001 

EDITORIAL

 

A política editorial como instrumento de fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde

 

 

Jarbas Barbosa

Editor Geral

 

 

A política editorial da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), em consonância com as diretrizes da política editorial do Ministério da Saúde(MS), sustenta-se em três publicações principais, de características editorias próprias: a Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do Sistema Único de Saúde do Brasil; o livro Saúde Brasil: uma análise da situação de saúde do Brasil; e o Boletim Epidemiológico. Embora sejam três publicações com formatos e propósitos distintos, elas se complementam para oferecer informações, análises epidemiológicas e evidências, especialmente aos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde - SUS -, para o processo de aprimoramento das ações e serviços de vigilância em saúde no país.

A Epidemiologia e Serviços de Saúde, editada desde 1992 em continuidade ao Informe Epidemiológico do SUS, completará 20 anos de existência em 2012. Caracteriza-se como uma revista científica do SUS e, em seu processo editorial, recebe, em fluxo contínuo, artigos que são submetidos à revisão por pares e à aprovação de seu Comitê Editorial. Com periodicidade trimestral, são publicados artigos originais, revisões sistemáticas e notas de pesquisas preferencialmente, além de outros formatos descritos nas Instruções aos autores, recentemente revisadas e publicadas neste número. Sua indexação na biblioteca eletrônica Scielo constitui a principal meta ser alcançada no ano em que comemora duas décadas de existência. Sua missão é a difusão, entre os profissionais de saúde e gestores do SUS, do conhecimento científico epidemiológico e das melhores evidências disponíveis aplicáveis às ações de vigilância, controle e prevenção das doenças e agravos de interesse da Saúde Pública.

O Saúde Brasil, publicação anual da SVS desde 2004, tem por objetivo descrever e analisar a situação de saúde do Brasil, destacando como nascem, adoecem e morrem os brasileiros. O livro reúne reflexões sobre os êxitos e os desafios atuais no campo da Vigilância em Saúde a partir do olhar institucional da SVS/MS. Destinada, em especial, aos gestores do SUS, profissionais de saúde, conselheiros de saúde e jornalistas interessados no setor, essa publicação seriada tem importante potencial como instrumento de monitoramento, avaliação e análise da situação e das tendências da saúde em nosso país. Seu mérito encontra-se não apenas em seu produto final senão também em seu processo de elaboração, que provoca e valoriza a capacidade analítica nas equipes técnicas envolvidas, fomenta o uso dos sistemas nacionais de informação em saúde e o aprimoramento dos processos de gestão baseada em evidências.

Completando a tríade de publicações, o recente relançamento do Boletim Epidemiológico vem suprir uma lacuna para a divulgação de informação técnica de interesse dos que praticam a epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, com edições regulares, de periodicidade mensal, e com a publicação de números temáticos, a exemplo do número especial sobre a tuberculose, já disponível na página eletrônica da SVS/MS. No Boletim, o leitor encontrará, além de outros conteúdos, análises da situação e das tendências das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos mais importantes; divulgação de relatos de investigação de surtos e de normas técnicas sobre procedimentos de vigilância e ações de prevenção e controle de doenças. A responsabilidade editorial do Boletim é institucional da SVS/MS.

A publicação periódica da Epidemiologia e Serviços de Saúde, a manutenção da edição do Saúde Brasil e o relançamento do Boletim Epidemiológico constituem importantes instrumentos da divulgação regular de informações, análises e estudos epidemiológicos que podem contribuir para a reflexão, aprimoramento e fortalecimento de práticas, ações e serviços de Vigilância em Saúde no país.