SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Uso de plantas medicinais pela comunidade de Enfarrusca, Bragança, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. v.1 n.3 Belém dez. 2006

 

APRESENTAÇÃO

 

Marcus E. B. Fernandes

Organizador. Universidade Federal do Párá. Campus de Bragança

 

 

Desde 1997, quando o curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas foi implantado pela Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança, o ensino e a pesquisa na região bragantina têm sofrido um notório e crescente salto qualitativo. Ao longo dessa década, os grupos de pesquisa que se formaram no Campus de Bragança têm direcionado seus estudos aos ambientes costeiros e estuarinos. Assumindo esse perfil acadêmico, os alunos deste Campus, por sua vez, têm produzido dezenas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujos conteúdos versam sobre os mais diversos temas envolvendo a flora e a fauna características desses ambientes.

A coletânea de artigos científicos, que forma o presente volume temático, apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas por esses alunos sobre a flora e a fauna típicas da região entremarés, principalmente daquelas associadas aos manguezais. Tal iniciativa vai ao encontro da necessidade premente da divulgação à comunidade científica de dados relevantes sobre essa biota. Por fim, além do evidente interesse científico, espera-se que as contribuições do presente volume também possam melhorar o conhecimento e promover a conservação e preservação dos ecossistemas costeiros da Amazônia brasileira.