SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Anatomia sistemática: uma nova linha de pesquisa em ornitologia no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. v.2 n.1 Belém abr. 2007

 

CARTA AO EDITOR

 

 

Maria Luiza Videira Marceliano

Editora convidada

 

 

Este fascículo especial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi reúne, pela primeira vez, diversos artigos na linha de pesquisa da Anatomia Sistemática. São apresentadas descrições, ilustrações e comparações minuciosas da osteologia e miologia cranianas de aves brasileiras, fruto de pesquisas desenvolvidas no período de 2000 a 2003 por especialistas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista em Bauru (UNESP-Bauru).

Os estudos anatômicos de aves constituem um campo de grande interesse e relevância, pois formam a base de pesquisas ulteriores de caráter funcional e evolutivo, essenciais para os campos da Sistemática, Paleontologia e Biomecânica. A descrição em detalhes das características dos ossos e da musculatura de diversas aves, em distintos níveis taxonômicos, representa uma significativa contribuição para a Ornitologia e, em particular, para a avifauna brasileira.

Os sete artigos que compõem este volume formam um núcleo temático coerente que procura consolidar essa linha de pesquisa e pretende facilitar a contextualização da mais recente literatura sobre o assunto, que tem sido publicada de maneira esparsa.