SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Os peixes da Floresta Nacional de Caxiuanã (municípios de Melgaço e Portel, Pará - Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. v.3 n.1 Belém abr. 2008

 

CARTA DO EDITOR

 

Dr. Marinus S. Hoogmoed

Editor Científico

 

 

Com este primeiro número de 2008, iniciamos uma nova etapa da vida do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, que já existe há 114 anos e tem uma história de altos e baixos. Depois de um período em que o Boletim deixou de circular, uma nova equipe de editores se responsabilizou pelo complexo trabalho que é necessário para publicar um jornal científico. O projeto gráfico do Boletim mudou recentemente e, agora, mudamos também alguns aspectos que parecem necessários para modernizá-lo. O campo das Ciências Naturais foi definido de forma mais clara e delimitada para enfatizar os laços do Museu Paraense Emílio Goeldi com a pesquisa relacionada aos seres vivos (incluindo fósseis) e à ecologia.

A base do Boletim será a taxonomia de animais e plantas, bem como todas as ciências puras (não aplicadas) que podem ser consideradas como ciências de apoio à taxonomia ou derivados diretos dela. Essa mudança de enfoque pode causar alguns problemas no início, mas certamente servirá para dar ao Boletim um caráter mais coerente e reconhecível.

A primeira tarefa dos editores será obter artigos de boa qualidade, enquanto asseguramos a publicação regular do Boletim, três vezes ao ano. As normas bibliográficas foram alteradas para maior concordância com as normas internacionais. Outra mudança se refere ao hábito arraigado de citar teses de mestrado e de doutorado, e outros trabalhos não publicados. Esse tipo de referência não será mais aceito, apenas trabalhos publicados.

Essas alterações visam melhorar a avaliação do Boletim no sistema Qualis. Para realizar essa meta, precisamos da cooperação dos pesquisadores, doutorandos e mestres do Museu Paraense Emílio Goeldi, que podem contribuir com trabalhos de qualidade para publicação. Trabalhos de autores externos também serão bem-vindos. Esperamos que o número de trabalhos escritos em inglês aumente, porque essa é a única maneira de entrarmos no palco internacional da ciência e de conseguirmos um aumento no número de citações, meta tão cobiçada no mundo de Qualis e do SCI (Scientific Citation Index).

Quero agradecer à equipe responsável pela realização técnica do Boletim, que, a cada número, precisa superar inúmeras dificuldades antes de, finalmente, disponibilizar o jornal impresso aos leitores.