SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Crânio e esqueleto abdominal de Stenocercus dumerilii (Steindachner, 1867) (Reptilia: Squamata: Iguania) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. v.3 n.3 Belém dez. 2008

 

CARTA DO EDITOR

 

 

Dr. Marinus S. Hoogmoed

Editor Científico

 

 

Chegado o fim do ano de 2008, finda, também, minha contribuição como Editor Científico do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais. Este número é o último publicado sob minha responsabilidade. Aceitei o pedido da Diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Dra. Ima Vieira, de encarregar-me, por um ano, da responsabilidade de Editor Científico, com o intuito de organizar os assuntos do Boletim nesse período de transição. Espero que tenha ajudado a estabilizar sua trajetória para os anos futuros e que seja possível atingir a meta de incluí-lo na base SciELO no tempo mais curto possível, sob a responsabilidade de um novo Editor Científico.

Olhando para trás, posso constatar que o equilíbrio entre assuntos zoológicos, botânicos e geológicos, ao final do ano, está mais balanceado. Espero que continue assim. Entre o português e o inglês, esse último ainda está em desvantagem, mas parece que avança pouco a pouco.

O potencial de publicações interessantes do Museu Goeldi é enorme. Recentemente, assisti, durante a Semana de Pós-graduação em Zoologia, a muitas apresentações de valor sobre assuntos variados (taxonomia de diversos grupos, ecologia, conservação), que seriam pérolas dentro do Boletim. Infelizmente, ainda não é costume dos estudantes e de seus orientadores pensar em publicar seus artigos, primeiramente, no periódico da instituição. Espero que essa atitude mude e que o Boletim possa usufruir dos resultados de pesquisas feitas nos cursos de Pós-graduação do Museu, em cooperação com a Universidade Federal do Pará e com a Universidade Federal Rural da Amazônia. E não me refiro só aos trabalhos dos estudantes: precisamos, também, de trabalhos dos próprios pesquisadores e colaboradores do Museu Goeldi. Apenas com um esforço cooperativo poderemos melhorar o nível do Boletim e chegar à base SciELO. Já escrevi antes: tudo está conectado, e se os próprios pesquisadores do Museu Goeldi não aproveitam as possibilidades do periódico, o nível nunca chegará ao necessário para ser considerado digno de indexação pelo SciELO.

Quero agradecer a ajuda dos Editores Associados: Orlando Tobias Silveira, Anna Luiza Ilkiu Borges e Maria Inês Feijó Ramos e, sobretudo, a da Editora Executiva, Andréa Sanjad e sua equipe, pela assistência técnica para a realização do Boletim.

Desejo ao Boletim e seus colaboradores muito sucesso nos próximos anos.