Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais
versão impressa ISSN 1981-8114
Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. v.4 n.2 Belém ago. 2009
CARTA DO EDITOR
Dra. Anna Luiza Ilkiu Borges
Editora Científica
Ética é, acima de tudo, um juízo de valor. Entre as questões éticas envolvidas na produção de um trabalho científico, encontra-se a da responsabilidade do autor na designação de coautoria.
Na comunicação científica, a atenção à conduta ética deve anteceder a elaboração do projeto, dando diretrizes claras quanto aos procedimentos e papel de cada participante, e alcança, coerentemente, as etapas de sistematização e preparação dos resultados da pesquisa. A comunicação dos resultados pode ocorrer na forma oral (congressos, seminários, jornadas etc.) e na forma escrita (em periódicos científicos, livros, anais e outras publicações).
Faz-se mister, quando da publicação em periódicos científicos - como em todas as demais formas de publicação - que a autoria seja atribuída a pessoas que tiveram contribuição intelectual relevante para a realização do trabalho; que os coautores estejam informados do conteúdo do artigo e que tenham concordado com a inclusão de seu nome na relação de autores. Como requisito básico para submissão de trabalhos ao Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, exigimos uma carta com a assinatura de todos os autores ou do autor principal, nesse caso, responsabilizando-se pela inclusão dos demais autores.
O que define a autoria de um artigo científico? Para as revistas científicas brasileiras, segundo recomendação da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), em consonância com a Lei de Direitos Autorais - no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o crédito de autoria deve ser dado apenas aos que, de forma substancial, contribuíram intelectualmente na execução do trabalho, seja na concepção da pesquisa, no seu delineamento ou na obtenção, análise e interpretação de dados.
Aos demais colaboradores do artigo, que não estiverem diretamente implicados em todo o processo de elaboração, cabe o recurso do agradecimento. Financiamentos, auxílios técnicos e contribuições pontuais, como elaboração de mapas ou gráficos, devem ser especificados ao longo do texto, declarando-se a fonte e a natureza do auxílio.
Também cumpre ao autor que seja imparcial ao citar a literatura pertinente, não omitindo a existência de publicação diretamente relacionada, quer de sua autoria, quer de outros pesquisadores, tampouco a existência de pontos de vista discordantes sobre o assunto e potencialmente relevantes para a correta interpretação do assunto discutido no trabalho.
O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais busca, com empenho, atender aos mais exigentes padrões éticos para publicações científicas e procura manter a qualidade dos conteúdos publicados por meio de rigorosa seleção e processo de revisão por pares.
Os conteúdos que ganham o aval para publicação em revistas científicas resultam da interessante soma de responsabilidades entre autores, editores e avaliadores. O fruto desses esforços garante qualidade, confiabilidade e idoneidade aos conteúdos e ao processo de comunicação científica. É esta relação que buscamos aperfeiçoar e manter com clareza e rigor.
Boa leitura!