SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Notas sobre os vertebrados do norte do Pará, Brasil: uma parte esquecida da Região das Guianas, II. Avifauna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. v.6 n.1 Belém abr. 2011

 

CARTA DO EDITOR

 

 

Hilton Tulio Costi

Editor Científico

 

 

No primeiro número de 2011 do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais são publicados dois novos trabalhos da coleção Notas sobre os vertebrados do norte do Pará, Brasil: uma parte esquecida da Região das Guianas. Os artigos desta coleção foram originalmente escritos em inglês, língua franca da ciência, na expectativa de torná-los, e também ao periódico do Museu, mais facilmente acessíveis aos pesquisadores internacionais. A repercussão do primeiro número da coleção, publicado no volume 5(1), de 2010, foi favorável à revista, permitindo antever o interesse que a presente edição despertará. "Notes on the Vertebrates of northern Pará, Brazil: a forgotten part of the Guianan Region, II. Avifauna", de autoria de Alexandre Luis Padovan Aleixo, Fabíola Poletto, Maria de Fátima Cunha Lima, Marcelo Castro, Eduardo Portes e Leonardo de Sousa Miranda, e "Notes on the Vertebrates of northern Pará, Brazil: a forgotten part of the Guianan Region, III. A new species of Microcaecilia (Amphibia: Gymnophiona: Caeciliidae)", de autoria de Adriano Oliveira Maciel e Marinus Steven Hoogmoed, são os artigos originais desse volume. No primeiro trabalho, são relacionadas as 446 espécies registradas durante as atividades de campo realizadas entre janeiro de 2008 e janeiro de 2009 na região norte do estado do Pará, denominada Calha Norte. O segundo trabalho refere-se à descrição de uma nova espécie de Microcaecilia, registrada no município de Óbidos, estado do Pará, na porção brasileira da região das Guianas.

Neste número, a exemplo de nosso periódico-irmão, inauguramos a seção Memória, que abrigará textos de divulgação de acervos ou seus componentes; de documentos relevantes, parcial ou integralmente transcritos, ensaios biográficos, incluindo obituário ou memórias pessoais, e a descrição de tecnologias e/ou equipamentos que auxiliam o trabalho de pesquisa. O primeiro texto desta seção foi escrito por Marinus Steven Hoogmoed, Teresa Cristina Avila-Pires e Nelson Rodrigues Sanjad, abordando a carreira do prolífico cientista Osvaldo Rodrigues da Cunha, pesquisador titular do Museu Paraense Emílio Goeldi, responsável pela implantação do setor de herpetologia e da coleção herpetológica da instituição, recentemente falecido.

No primeiro número do ano, tradicionalmente, são anunciadas as mudanças editoriais. Neste ano, além da implementação da seção Memória, buscaremos tornar o escopo editorial mais inclusivo, ampliando a aceitação de trabalhos nas áreas de Geologia, Ecologia e Conservação em atendimento à crescente demanda de submissões. Essas mudanças são acompanhadas da necessária ampliação do quadro de Editores Associados. Nesse sentido, convidamos o Dr. Toby Gardner, professor da Universidade de Cambridge, a assumir a tarefa de Editor Associado das áreas de Ecologia e Conservação, a quem damos as boas vindas.

Registra-se também o agradecimento formal pela contribuição e empenho a dois Editores Associados, Drs. Orlando Tobias Silveira (CZO/MPEG) e Izildinha de Souza Miranda (UFRA), que, por opção pessoal, certamente atendendo às extensas demandas exigidas por suas atribuições profissionais, retiram-se da equipe editorial. Somos profundamente reconhecidos pelo relevante auxílio que ambos trouxeram ao Boletim.

Aos demais membros do corpo editorial, registro meus reiterados agradecimentos pela renovação do pacto de colaboração, cujo propósito encerra, prioritariamente, a melhoria crescente da qualidade editorial, indexação e manutenção da periodicidade do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais (1981 -8114).