SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Mineralogy and geochemistry of manganese occurrences from Alto Tapajós basin, southeastern Amazonas State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

Print version ISSN 1981-8114

Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. vol.7 no.1 Belém Apr. 2012

 

CARTA DO EDITOR

 

 

Hilton Tulio Costi

Editor Científico

 

 

Neste primeiro número de 2012 do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais estão publicados quatro trabalhos, abarcando temas relacionados à mineralogia, paleontologia, botânica e ecologia.

O primeiro trabalho, de autoria de Paulo José Mota da Silva, Adriana Maria Coimbra Horbe e Marco Antonio Horbe, promove um levantamento das principais ocorrências de minerais de manganês relacionadas à bacia do Alto Tapajós, no sudeste do estado do Amazonas.

O segundo trabalho, escrito por Orangel Aguilera Socorro e Eduardo Tavares Páes, apresenta um estudo estatístico relativo à Formação Pirabas, distinguindo, em suas diversas áreas de ocorrência, três grupos de localidades com assembleias de faunas similares e cinco ambientes deposicionais distintos, o que sugere, segundo os autores, a existência de diferentes membros dentro desta unidade estratigráfica.

No texto seguinte, Pedro Paulo dos Santos, Raimunda Conceição de Vilhena Potiguara (in memorian), Alba Lúcia de Almeida Lins e Eunice Gonçalves Macedo descrevem as características morfoanatômicas de caules de Cyperaceae (priprioca e pripriocão), relatando sua estrutura complexa, constituída por cormos e rizomas. Este trabalho foi recebido para o processo editorial em fevereiro de 2011 e adquire um significado memorável ao ser publicado na ausência da segunda autora, a professora e pesquisadora Raimunda Conceição de Vilhena Potiguara, que faleceu em junho de 2011. Um dos mais evidentes interesses de Dra. Potiguara residia na educação de jovens alunos para o minucioso trabalho de anatomia vegetal. Foi a responsável pela formação de algumas gerações de jovens pesquisadores. A habilidade e interesse em transmitir seus conhecimentos a levaram a reunir condições favoráveis para a implantação do Laboratório de Anatomia Vegetal do Museu Paraense Emílio Goeldi (LAVEG/MPEG), inaugurado em 1977, onde trabalhou até 2011. A Dra. Potiguara foi assídua colaboradora do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, v. 1, n. 2, 2006; v. 2, n. 2, 2007; v. 4, n. 2, 2009; além da presente edição, por meio da qual reverenciamos sua memória.

Encerrando esta edição, encontra-se o trabalho apresentado pelos pesquisadores Rafael de Paiva Salomão, Antônio Cordeiro Santana, Silvio Brienza Júnior e Vitor Hugo Freitas Gomes, que, através de levantamento de campo detalhado, procurou caracterizar a estrutura fitossociológica horizontal de uma área da Floresta Nacional Saracá-Taquera, modificada por atividade de lavra de bauxita, e, através de técnicas estatísticas de análise multivariada, estabelecer quais as espécies nativas seriam as mais adequadas para a recuperação da área impactada. Este trabalho é acompanhado de uma detalhada tabela relacionando as 796 espécies identificadas na área estudada.

Temos também a honra de anunciar os novos integrantes do Conselho Científico do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais. Atenderam positivamente ao nosso convite o Prof. Dr. Lauro Valentim Stoll Nardi, do instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Dr. Phillippe Kok, do Royal Belgian institute of Natural Sciences. Damos também as boas vindas aos nossos novos Editores Associados, a Profa. Dra. Adriana Maria Coimbra Horbe, do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas, e o Dr. Alexander Lees, vinculado ao Centre for Ecology, Evolution and Conservation, School of Environmental Sciences, University of East Anglia, do Reino Unido.

Renovo os agradecimentos aos membros do corpo editorial, cuja dedicação e empenho nos permitem manter a qualidade da publicação.