SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Relativization strategies in Apurinã (Arawakan)Relative clauses in Cariban languages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

Print version ISSN 1981-8122

Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Hum. vol.1 no.1 Belém Apr. 2006

 

Construções atributivas em Kwazá

 

Attributive constructions in Kwaza

 

 

Hein van der Voort

Universidade de Radboud de Nimega. Pesquisador. Amsterdã, Holanda/Países Baixos (hvoort@xs4all.nl). Museu Paraense Emílio Goeldi. Pesquisador visitante

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Este artigo trata de modificação atributiva em Kwazá, uma língua não-classificada de Rondônia, Brasil. Nesta língua, não há adjetivos, pronomes relativos ou outra marca de relativização. Ambos são expressados por justaposição de substantivos em sintagmas nominais, em que um dos constituintes modifica o outro. O substantivo modificador pode ser monomorfêmico ou ter maior complexidade e consistir de morfemas ou constituentes múltiplos, razão pela qual não se faz distinção entre adjetivos e cláusulas relativas em Kwazá. Toda modificação atributiva é realizada por justaposição de substantivos.

Palavras-chave: Morfossintaxe. Sintagmas nominais. Adjetivos. Relativização.


ABSTRACT

This article deals with attributive modification in Kwaza, an unclassified indigenous language of Rondônia, Brazil. In this language there are neither adjectives nor relative pronouns or any other token of relativisation. Both are expressed by juxtaposition of nouns in nominal phrases, where one of the constituents modifies the other. The modifying noun may be monomorphemic or have greater complexity and consist of multiple morphemes or constituents. Therefore, no distinction can be made between adjectives and relative clauses in Kwaza. All attributive modification is realised through juxtaposition of nouns.

Keywords: Morphosyntax. Noun phrases. Adjectives. Relativisation.


 

 

INTRODUÇÃO

O Kwazá (antigamente conhecido como Koaiá) é uma língua indígena do Brasil, falada por cerca de 25 pessoas no sul do estado de Rondônia, Brasil. A língua está altamente ameaçada de extinção, especialmente porque a transmissão para as novas gerações está em perigo. A filiação genética da língua ainda não foi estabelecida e a possibilidade de que se trate de uma língua isolada não pode ser eliminada. Os únicos trabalhos sobre a língua são do presente autor, entre eles uma descrição abrangente e alguns artigos (VAN DER VOORT, 2002a, 2002b, 2003, 2004).

As classes gramaticais da língua incluem verbos, nomes, advérbios e alguns partículas pragmáticas. Em Kwazá não há uma classe de adjetivos. A ordem das palavras na sentença é bastante livre, dependendo de fatores pragmáticos, mas a ordem SVO (Sujeito-Verbo-Objeto) ocorre mais freqüentemente. O Kwazá é uma língua morfologicamente bastante complexa e a maioria das formas presas são sufixos verbais. Além de cláusulas matrizes, de valor declarativo, imperativo, interrogativo etc., distingue-se morfologicamente cláusulas co-subordinadas verbais1; cláusulas subordinadas adverbiais de valor condicional, temporal etc.; e cláusulas nominais que funcionam como complemento de verbos ou como modificador de nomes. As distinções entre estes tipos de cláusulas são marcadas por sufixos no final do verbo. A morfologia flexional de substantivos é relativamente simples; existe somente marcação de caso de objetos animados e alguns marcadores de funções semânticas de argumentos satélites. Não existe marcação flexional de número ou gênero.

No Kwazá, a ordem dos morfemas dentro da palavra é relativamente fixa. A palavra geralmente consiste de uma raiz e alguns sufixos. Os primeiros sufixos que seguem a raiz são caracterizáveis como derivacionais. São morfemas que mudam o sentido da palavra, criando uma nova, como classificadores, sufixos de direção, tempo e aspecto, valência e outros. Os sufixos derivacionais são seguidos pelos sufixos com valores mais flexionais. Estes sufixos mudam a forma da palavra, como sufixos de caso, pessoa de sujeito, e de modo. O exemplo (1) mostra algumas destas características básicas de formação das palavras em Kwazá:

Nota-se que Kwazá é uma língua pro-drop, onde a flexão de pessoa do sujeito tem valor pronominal. O uso de um pronome explícito neste exemplo estaria supérfluo e indicaria ênfase contrastiva pragmática.

O acento principal da palavra em isolamento cai na última sílaba da raiz ou da raiz estendida. A raiz (estendida), na definição usada aqui, inclui morfemas derivacionais, mas não as flexões. Observa-se que a flexão do sujeito de 3a pessoa é zero e que a indicação morfológica de objetos em verbos transitivos não é considerada como flexão in stricto sensu.

Embora no Kwazá a morfologia nominal seja relativamente simples em comparação com a morfologia verbal, a operação de nominalização permite substantivos de grande complexidade interna. Neste artigo será discutido como se exprimem noções atributivas em Kwazá e qual é o equivalente do que em outras línguas é conhecido como relativização.

 

MODIFICAÇÃO ATRIBUTIVA

A ausência no Kwazá de uma categoria gramatical de adjetivos não proíbe a expressão de noções atributivas. Em lugar de adjetivos são usados substantivos na função de modificadores atributivos. Toda modificação atributiva de substantivos realiza-se por meio de justaposição do substantivo modificador, o dependente, com o substantivo principal, o núcleo da construção. O dependente pode ser um substantivo monomorfêmico, ou um substantivo derivado de um verbo ou advérbio. Pelos exemplos (2) a (5) será demonstrada a construção atributiva mais básica: a justaposição de substantivos simples.

Muitos substantivos são baseados em raízes verbais e contêm morfemas nominalizadores e classificadores. A raiz verbal do modificador nos exemplos (6) e (7) tem um valor semântico atributivo, 'ser grande':

O componente modificador pode ser um argumento da raiz verbal de uma nominalização. No exemplo (8), a palavra 'palha' pode ser considerada argumento do verbo 'botar':

Sintagmas nominais atributivos podem consistir de vários substantivos justapostos:

Neste exemplo, o objeto do predicado é um sintagma nominal que consiste do núcleo 'botar', que é modificado por 'fibras de tucum' e 'coisa bonita'. O número máximo de substantivos justapostos parece ser limitado. No exemplo (10), não havia mais possibilidade de adicionar o substantivo 'coisa bonita':

Geralmente, a ordem dos constituintes de construções atributivas é núcleo-dependente, mas a ordem dependente-núcleo também é encontrada, como em (2) e (8).

Modificador atributivo sem modificado explícito

Sob circunstâncias determinadas, pode-se omitir o núcleo de uma construção atributiva. Sozinha, a palavra do exemplo (7), significa 'coisa de forma redonda grande', que é o sentido literal. Sem um núcleo explícito, depende do contexto pragmático de uso se a interpretação é 'olho', 'estrela' etc. Da mesma maneira pode-se omitir os núcleos encaixados nas construção atributiva dispostas no exemplo (11):

No contexto das lendas tradicionais dos Kwazá, entende-se que significa um pajé que virou onça e, se já foi mencionado uma vez na mesma história, sozinho já serve para esta interpretação.

Construções possessivas

Em Kwazá, não existem pronomes possessivos ou flexões possessivas. A expressão de uma relação possessiva involve a derivação do substantivo possuidor pelo morfema possessivo seguido por um morfema nominalizador. Descontando a estrutura interna morfológica do substantivo dependente, não há diferença entre construções possessivas e atributivas. Construções possessivas apresentam as mesmas características que as construções atributivas. O primeiro substantivo está em justaposição com o segundo que ele modifica, como pode ser visto nos exemplos (12) e (13).

Se o contexto pragmático permite o núcleo pode ser omitido. Sozinho, a palavra exemplo (12), significa literalmente 'o meu', mas no contexto apropriado pode significar 'a minha casa'. E no exemplo (14), o núcleo 'filho' está entendido só no contexto apropriado.

A ordem dos constituintes de construções possessivas é normalmente dependente-núcleo, mas também se encontra a ordem núcleo-dependente, como no exemplo (15).

O papel do classificador

Em Kwazá, existe um grande número de morfemas presos com uma carga semântica bem concreta e específica, que funcionam como classificadores. Eles têm uma distribuição grande e podem ocorrer em substantivos e verbos. Estes morfemas indicam a filiação de substantivos em certas classes e também podem identificar constituintes de sintagmas verbais e nominais por meio de congruência. Além disso, o classificador pode substituir o nominalizador e assim funcionar como nominalizador com um conteúdo semântico específico. De fato, considera-se o nominalizador como classificador neutro, de valor semântico genérico, recomendando-se a comparação entres os exemplos (12) e (15).

Neste caso é possível omitir o núcleo do sintagma em qualquer contexto pragmático, sem tornar ambíguo:

sozinho, significa 'a minha casa' em qualquer situação. Compare-se também os exemplos (16) e (17).

Faltando uma classe de adjetivos, muitos conceitos que se expressam com adjetivos em outras línguas ocorrem em Kwazá como verbos, por exemplo, a noção 'frio' é representada no Kwazá como 'estar frio'. Nota-se que estas raízes verbais semanticamente atributivas são raízes presas e sempre precisam ser seguidas por flexões verbais ou por um nominalizador ou um classificador. Os exemplos (18) e (19) mostram, então, que classificadores permitem, também na construção atributiva (e não somente na construção possessiva), a omissão do núcleo em qualquer contexto pragmático, sem perda de compreensibilidade.

No exemplo (18), o classificador depende completamente do contexto do qual é o referente do enunciado nominal, mas no (19) está claro que se trata de líquido, normalmente interpretado como água. É evidente que, se não especificado por um núcleo explícito como 'água', depende, ainda, do contexto pragmático se o referente em (19) é um rio, somente água, café ou leite etc.

Um grupo pequeno de raízes verbais de valor semântico atributivo exige a aplicação do morfema atributivo . Não obstante em todo o resto esse grupo comporte-se da mesma maneira que as outras raízes presas em sintagmas nominais. Observem-se os exemplos (20) e (21):

Nota-se que o morfema atributivo também pode ser aplicado em outras raízes, como raízes adverbiais e nominais/nominalizadas. Depois de nominalização por classificador, estes substantivos complexos também podem funcionar como modificador, com ou sem núcleo, como pode ser visto nos exemplos (22), (23) e (24).

Em Kwazá, também as noções numerais e demonstrativas são expressas por raízes verbais presas nominalizadas. Da mesma maneira, os classificadores permitem a omissão do núcleo em sintagmas nominais, sem tornar ambíguo, como disposto em (25) e (26).

 

CLÁUSULAS ATRIBUTIVAS

Como mencionado na introdução, a distinção entre cláusulas matrizes e cláusulas verbais (co-)subordinadas é marcada morfologicamente por sufixos de modo. Além disso, o nominalizador marca cláusulas nominais para funcionar como adverbiais ou complementos de verbos de cognição. Não havendo em Kwazá pronomes relativos ou outras maneiras específicas para marcar relativização ou cláusulas relativas, é o morfema nominalizador geral e classificador neutro que serve para este fim. O morfema nominaliza sintagmas verbais de qualquer grau de complexidade e o resultado é um substantivo que pode ser usado como cláusula atributiva. Comparem-se os exemplos (27) e (28):

O enunciado do (27) foi nominalizado no exemplo (28). Neste caso, o sintagma nominalizado funciona como objeto do verbo matriz, 'eu vi', e consiste de um núcleo, 'tatu', e um substantivo dependente e modificador do núcleo, 'o morrido'. Propõe-se chamar o modificador nominalizado de cláusula atributiva e de considerá-las junto com o núcleo como constituintes da construção atributiva, em analogia com a definição de construções relativas em Lehmann (1984). Nesta definição, o núcleo representa o núcleo da construção atributiva e a cláusula atributiva representa o dependente do núcleo. Ambos, o núcleo e a cláusula atributiva são substantivos e, em justaposição, formam a construção atributiva. A ordem dos constituintes é normalmente núcleo-dependente, mas a ordem inversa foi atestada às vezes.

Nota-se que, como qualquer substantivo em Kwazá, a construção atributiva pode ser verbalizada. No caso de construções atributivas complexas isto pode envolver derivação recursiva, quando a raiz do dependente já consiste de um verbo nominalizado. O resultado parece uma construção clivada, ou seja, o equivalente da construção enfática criada em outras línguas por inserção do verbo 'ser', observado nos exemplos (29) e (30).

Funções sintáticas do núcleo

Em Kwazá, verbos nominalizados podem ser finitos, no sentido que contêm flexões pessoais, além de derivações indicando categorias gramaticais como tempo e aspecto. Estes verbos nominalizados podem ser justapostos como modificadores atributivos a outros substantivos, que podem funcionar como argumentos latentes da raiz verbal do modificador. Na definição acima, então, o núcleo de uma construção atributiva pode funcionar como argumento do verbo encaixado na cláusula atributiva. Em Kwazá, somente dois tipos de argumentos são, na terminologia de Keenan e Comrie (1977), ' accessíveis' a esta operação: o sujeito e o objeto. No exemplo (31), o núcleo da construção atributiva representa o sujeito do verbo nominalizado intransitivo:

O sujeito do verbo encaixado 'urinar', 'porco', representa o núcleo da construção atributiva 'porco que está urinando'. O verbo encaixado é um verbo intransitivo. Para uma construção transitiva, comparem-se os exemplos (32) e (33):

O verbo no exemplo (32), 'botar', é transitivo. No exemplo (33) o enunciado inteiro está nominalizado e ocorre como objeto do verbo matriz 'ver'. O sujeito de (32), 'cachorro' (lit. 'onça'), representa o núcleo da construção atributiva no exemplo (33). Além disso, representa, ainda, o sujeito da raiz verbal da cláusula atributiva 'alguém que botou colar', em (33). O exemplo (34) mostra mais uma construção atributiva onde o sujeito encaixado é 'relativizado', ou seja, é núcleo:

Abre-se aqui um pequeno espaço para maiores esclarecimentos sobre o nominalizador . Este tem uma distribuição muito grande, com várias funções. Pode ocorrer como classificador geral, pode ser incorporado no verbo e pode ter efeitos temporais e aspectuais. O verbo matriz deste exemplo parece clivado pelo nominalizador e pode ter uma conotação de tempo passado, ou uma conotação enfática, como disposto no exemplo (29). Para uma descrição detalhada das outras funções de , recomenda-se ver van der Voort (2004). Nota-se que a ordem das palavras é muito livre em Kwazá e que a posição alternativa do verbo matriz no exemplo (33) é independente da ocorrência ou das conotações possíveis do nominalizador.

Nos exemplos (35) e (36), o núcleo da construção atributiva representa o objeto da raiz do verbo nominalizado encaixado na cláusula atributiva.

Os exemplos (37) e (38) mostram construções atributivas fora do enunciado matriz, onde é também o objeto que foi relativizado:

Além das funções de sujeito e objeto, não foram encontrados núcleos de construções atributivas com outras funções gramaticais com respeito ao verbo encaixado. Ou seja, relativização de outros argumentos ou satélites não foi atestado em Kwazá. Então, em termos da hierarquia de acessibilidade para relativização de Keenan e Comrie (1977), Kwazá ocupa as posições de sujeito e objeto.

Todavia, os exemplos neste artigo não indicam que em Kwazá existe alguma estratégia formal para distinguir sistematicamente entre relativização do sujeito e do objeto. Aparentemente, depende do contexto pragmático se o núcleo de uma construção atributiva representa o sujeito ou o objeto do verbo nominalizado.

Marcação de caso em construções atributivas

Em Kwazá, a função sintática de sujeito não está expressa por marcação de caso. O objeto recebe o sufixo de caso somente se fizer referência a um objeto animado, especialmente humano. Na construção atributiva no exemplo (40), não há nenhuma expressão morfológica de funções sintáticas:

Mas no exemplo (41) 'criança' é o objeto do verbo encaixado:

Neste exemplo, o núcleo da construção atributiva funciona como sujeito na cláusula atributiva. O substantivo encaixado como objeto recebe marcação de caso, que não vem do verbo matriz. No exemplo (42) o objeto da cláusula atributiva é o núcleo da construção atributiva. Esperar-se-ia que houvesse a marcação de caso para objeto animado, mas isto não acontece.

Aparentemente, o núcleo de uma construção atributiva não recebe marcação de caso, não obstante represente um objeto humano do verbo encaixado e seja núcleo do objeto do verbo matriz. Nota-se que o morfema gerundivo não tem relação com a distinção entre as funções sintáticas dos núcleos em (41) e (42).

Ainda assim, existem ocorrências de marcação de caso em construções atributivas. No exemplo (43), a cláusula atributiva (sem núcleo) 'aquele que amei' foi marcada como objeto animado do verbo matriz 'matar e jogar fora'.

Nos exemplos (44) e (45), cláusulas atributivas são marcadas por causa das suas funções sintáticas com respeito ao verbo matriz, com caso instrumental e locativo, respectivamente:

Estes exemplos sugerem que a marcação de caso oblíquo de sintagmas nominais ocorre no dependente ou no constituinte último.

Construções atributivas sem núcleo

Não existe uma diferença verdadeira entre modificação atributiva e cláusulas 'relativas'. Assim como as construções de modificação atributiva simples discutidas anteriormente, as construções atributivas complexas também podem ocorrer sem núcleo, se o contexto pragmático o permitir. Note-se os exemplos (46) e (47), onde o sujeito encaixado, 'homem', é opcional.

No exemplo (48) também falta um núcleo independente, não obstante o verbo encaixado contenha referência explícita ao núcleo pela marcação portmanteau de 3ª pessoa sujeito com 2ª pessoa objeto:

Nos exemplos anteriores, os núcleos 'omitidos', ou melhor 'ausentes' ou 'entendidos', funcionam como sujeitos. Nos exemplos (49) e (50), funcionam como objetos:

No exemplo (49) o núcleo 'isso, aquele', funciona como objeto do verbo 'falar'. No exemplo, (50) um núcleo similar com a função de objeto está entendido. Observe-se o exemplo (51), onde o núcleo que funciona como objeto do verbo encaixado 'beber' está ausente:

Neste exemplo, pode-se saber somente pelo contexto pragmático qual bebida está entendida. No exemplo (52), o núcleo entendido é 'porta':

Essa construção atributiva está sem núcleo, mas contém duas cláusulas atributivas, a primeira delas encaixando um satélite instrumental.

No exemplo (53), o sujeito da raiz verbal da cláusula atributiva e o núcleo que funciona como objeto da mesma raiz estão ausentes.

Classificadores em construções atributivas

As cláusulas atributivas normalmente terminam no nominalizador , que funciona também como classificador geral. Contrário às construções possessivas e modificadoras atributivas mais simples, este nominalizador raramente é substituído por um classificador específico. Ainda assim, existem alguns exemplos de cláusulas atributivas complexas terminando em um classificador específico. Note-se o contraste entre os exemplos (54) e (55):

Na construção (55), o núcleo está ausente no nivel sintático, mas está presente no nivel morfológico, daí semântico, pelo classificador específico. É possível, mas naturalmente supérfluo, expressar o núcleo explicitamente pelo substantivo independente 'tábua' ou com o empréstimo . Em Kwazá, os classificadores podem ter um valor quase pronominal, similar às flexões verbais de sujeito. O exemplo (56), uma construção atributiva nominalizada por um classificador, contém um núcleo:

Em princípio o núcleo está supérfluo aqui. Sem núcleo, este enunciado elíptico estaria um pouco mais dependente do contexto pragmático; seria a resposta certa à pergunta 'qual prato é que você quer?'. Seguem os exemplos (57), (58) e (59,) sem núcleo, mas com classificadores específicos:

Restrição em construções atributivas

Todas as cláusulas atributivas apresentadas até aqui foram consideradas como restritivas. Como modificadores eles restringem o número de referentes possíveis do núcleo (ou do núcleo entendido). Cláusulas atributivas não-restritivas têm as mesmas características que as restritivas, mas são raras. Parece que somente quando o referente é uma primeira ou segunda pessoa, ou uma terceira pessoa nomeada, a cláusula atributiva é não-restritiva. Nos exemplos idiomáticos (60) e (61), o núcleo entendido é uma segunda pessoa.

No exemplo (62), o referente é uma terceira pessoa, indicado com nome próprio, então, a cláusula atributiva pode ser somente não-restritiva:

As possibilidades de expressar a distinção entre interpretação restritiva e não-restritiva de cláusulas atributivas são muito limitadas. Existe, todavia, uma estratégia de exprimir modificação não-restritiva envolvendo cláusulas verbais co-subordinadas. Embora o assunto de co-subordinação seja tratado mais detalhadamente em van der Voort (2004), o contraste entre os exemplos (63) e (64) serve para ilustrar o princípio básico da construção.

Enquanto o sujeito de (63) é uma cláusula atributiva sem núcleo, representando aquele sujeito, em (64) o sujeito não está expresso de modo nenhum. O substantivo atributivo de (63) ocorre em (64) como raiz verbalizada de uma cláusula co-subordinada com o verbo matriz.

Imbricação funcional entre cláusulas atributivas e complementos

O morfema é um nominalizador de cláusulas complementos. A diferença entre é que produz substantivos que representam participantes de eventos e produz substantivos que representam os eventos mesmos. Substantivos terminando em são equivalentes aos infinitivos de outras línguas. O exemplo (65) foi dado pelo informante como equivalente exato do (62).

Aparentemente, o contraste entre (62) e (65) mostra uma possível imbricação funcional entre cláusulas atributivas e cláusulas que funcionam como complemento de certos verbos. A diferença formal entre os dois exemplos provavelmente não consta somente nos nominalizadores diferentes, mas também nos seus diferentes escopos. O escopo de abrange o enunciado inteiro fora de , enquanto na presente análise o escopo de abrange somente a última palavra.

 

CONSTRUÇÕES ATRIBUTIVAS ADVERBIAIS

Neste artigo falta, ainda, mencionar uma construção adverbial que mostra propriedades similares às da construção atributiva. Em determinadas circunstâncias, descritas em van der Voort (2004), substantivos podem funcionar como advérbios. Além disso, existe um nominalizador com um sentido adverbial temporal, 'tempo de'. Este nominalizador pode ocorrer no lugar do nominalizador canônico e pode formar construções adverbiais-nominais bem complexas. Note-se o exemplo adverbial (66):

O resultado da aplicação de pode ser também nominal e funcionar como argumento e modificador de um outro substantivo, coforme pode ser visto no exemplo (67):

Justaposição de advérbios temporais leva à uma construção nominal modificadora e tais construções podem funcionar como cláusulas adverbiais completamente flexionadas. Observem-se os exemplos (68) e (69):

 

CONCLUSÃO

O padrão geral da construção atributiva em Kwazá é caracterizado por: a) modificação por meio de justaposição de substantivos; b) inexistência de adjetivos; c) inexistência de pronomes relativos ou outros marcadores de relativização; d) inexistência de flexão possessiva; e) expressão destes conceitos por substantivos simples ou, f) por substantivos derivados por nominalizadores. Além disso: g) a língua não distingue formalmente entre modificação por verbos nominalizados dos seus sujeitos e objetos; h) a língua não permite modificação por verbos nominalizados dos seus argumentos oblíquos; i) a ordem dominante dos constituintes de atributivos é núcleo-dependente, enquanto j) a ordem é dependente-núcleo no caso de possessivos; k) o núcleo ausente pode ser representado pelo dependente; e l) não existe uma distinção entre modificação restritiva e não-restritiva. Em vários aspectos a construção atributiva em Kwazá é semelhante a construções atributivas em muitas outras línguas do mundo. Por exemplo, Kwazá tem características a, b, c, e, f, h, i, j, k e l em comum com Groenlandês (Esquimó), mas não d e g (VAN DER VOORT, 1991). Para comparação tipológica com um grande número de outras línguas geneticamente não relacionadas, pode se consultar especialmente Lehmann (1984) sobre construções atributivas e Rijkhoff (2002) sobre sintagmas nominais em geral.

 

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos Kwaza, Aikanã e Latundê pela hospitalidade infinita. Agradeço especialmente a Mário, ou que trabalhou comigo e ensinou-me tanto sobre a sua língua materna. Agradeço à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelas autorizações que me deram a oportunidade de trabalhar na Área Indígena Tubarão-Latundê. Também à generosa Organização Neerlandesa para Pesquisa Científica (NWO) pelo financiamento do projeto descritivo da língua Kwazá, sob o número 300-72-021. Agradeço a Gale Goodwin Gómez e ao referee anônimo pelos seus comentários e correções.

 

REFERÊNCIAS

BACELAR, Laércio Nora. 2004. Gramática da língua Kanoê: descrição gramatical de uma língua isolada e ameaçada de extinção, falada ao sul do estado de Rondônia, Brasil. Tese (Doutorado) – Katholieke Universiteit Nijmegen.

FOLEY, William A.; VAN VALIN, Robert D. 1984. Functional unctional Syntax and Universal Grammar Grammar. Cambridge: Cambridge University Press. (Cambridge Studies in Linguistics, 38).

KEENAN, Edward L.; COMRIE, Bernard. 1977. Noun phrase accessibility and universal grammar. Linguistic Inquiry Inquiry, v. 8, p. 63 99. LEHMANN, Christian. 1984. Der R Relativsatz: elativsatz: Typologie Seiner Strukturen, Theorie seiner Funktionen, Kompendium seiner Grammatik. Tübingen: Gunter Narr Verlag. (Language Universals Series, 3).

RIJKHOFF, Jan. 2002. The Noun Phrase Phrase. Oxford: Oxford University Press. (Oxford Studies in Typology and Linguistic Theory). VOORT, Hein Van Der. 1991 . Relative elative Clauses in W West est Greenlandic: a descriptive analysis in terms of Functional Grammar. Tese (Mestrado) – Universiteit van Amsterdam.

VOORT, Hein Van Der. 2002a. The quotative construction in Kwaza and its (de-) grammaticalisation. In: CREVELS, Mily et al. (Org.). Current Studies tudies on South outh American merican Languages anguages [ILLA/3]. Leiden: Research School of Asian, African, and Amerindian Studies (CNWS). p. 307-328.

VOORT, Hein Van Der. 2002b. Negação em Kwazá (ou koaiá): uma língua viva de Rondônia. In: CABRAL, Ana Suelly Arruda Câmara; RODRIGUES, Aryon Dall'igna (Org.). Línguas Indígenas Brasileiras: fonologia, gramática e história. Atas do I Encontro Internacional do GTLI, I. Tomo 2, p. 248-259.

VOORT, Hein Van Der. 2003. Reduplication of person markers in Kwaza. Acta Linguistica Hafniensia Hafniensia, v. 35, p. 65-94.

VOORT, Hein Van Der. 2004. A grammar of Kwaza Kwaza. Berlin. New York: Mouton de Gruyter. (Mouton Grammar Library, 29).

 

 

Endereço para correspondência:
Editora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Av. Magalhães Barata, 376 São Braz
CEP 66040-170
Caixa Postal 399
Telefone/fax: 55-91-3219-3317
E-mail:boletim@museu-goeldi.br

Recebido: 10/11/2003
Aprovado: 17/01/2005

 

 

APÊNDICE

Neste apêndice resumiu-se em uma tabela as estruturas principais encontradas neste artigo. Para cada estrutura foi escolhido somente um ou alguns exemplos. Nota-se que o substantivo (N, O, S) e o verbo (V) podem ser internalmente complexos, constituindo-se de raízes verbais nominalizadas, ou incluindo marcadores de pessoa etc. A omissibilidade de constituintes está indicada por parênteses. Constituintes complexos estão indicado por colchetes.

 

 

1Cláusulas co-subordinadas têm como núcleo um verbo marcado pelo elemento modal 'CSO'. Gramaticalmente são cláusulas subordinadas à cláusula matriz, mas do ponto de vista semântico são coordenadas e têm o mesmo valor modal. Textos narrativos consistem geralmente de cadeias compridas de cláusulas co-subordinadas, que são terminadas por uma cláusula matriz de valor modal declarativo, interrogativo etc. Estas construções são conhecidas na literatura (FOLEY; VAN VALIN, 1984) como cláusulas co-subordinadas ou cláusulas mediais.
2 O nominalizador tem uma conotação resultativa ou intensificadora. A raiz 'estar grande' pertence à uma classe de raízes verbais que normalmente vêm seguidas por um classificador específico ou o nominalizador antes de qualquer outra derivação ou flexão. Este grupo inclui também raízes numerais e outros verbos encontrados neste artigo, como 'estar dois', 'achar', 'estar grande'.
3 Nota-se que em (26) o elemento 'isto', é uma das raízes demonstrativas, e a homofonia com o morfema derivacional 'ATT' é coincidência. Nota-se também que, em combinação com o prefixo distal 'DIST', o elemento 'isto' já não tem mais a conotação de proximidade.
4 A função do morfema gerundivo que é homófono com o morfema potencial, não está completamente entendida. Neste exemplo, pode ter algum tipo de valor enfático.
5 Nota-se que na 3a pessoa pode ocorrer uma forma alternativa do morfema declarativo: ao invés de Esta forma alternativa ainda não está completamente entendida.
6 Na falta de termo específico para 'cachorro doméstico', os Kwazá usam o termo 'onça'. A situação é similar na língua dos vizinhos Kanoê, onde o termo envolvido é (BACELAR, 2004). Os Aikanã, outros vizinhos tradicionais, têm um termo específico para 'cachorro', que contrasta com o termo para 'onça' ( comunicação pessoal 1995).
7 A dupla ocorrência do elemento no verbo matriz representa um tipo de reduplicação que cria o sentido de passado remoto (VOORT, 2003).
8 O símbolo (*) após as traduções livres indica que os exemplos não provêm de elicitação de frases isoladas, mas de discurso textual.
9 A ocorrência livre dos elementos presos '1S-CSO' representa um caso de elipse da raiz verbal e funciona como pronome de ressunção. O fenômeno de elipse morfológica foi discutido em van der Voort (2002a, 2004). Para a reduplicação do morfema '1O' no verbo antecedente, consultar nota 8.
10 A propriedade mencionada na nota 3, de que raízes verbais como 'estar grande' precisam ser seguidos por um nominalizador ou classificador antes de qualquer outra derivação ou flexão, pode levar a múltiplas ocorrências do mesmo nominalizador ou classificador, como neste exemplo.