SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Historical development and evolution of epidemiological surveillance and control of yellow fever in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Rev Pan-Amaz Saude vol.2 no.1 Ananindeua Mar. 2011

http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232011000100001 

EDITORIAL | EDITORIAL | EDITORIAL

 

Citação ou plágio?

 

Quotation or plagiarism?

 

¿Cita o plagio?

 

 

Vânia Barbosa da Cunha Araújo

Editora Executiva da RPAS. Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Ananindeua, Pará, Brasil

 

 

Em todas as áreas do conhecimento humano, especialmente naquelas que produzem informação, os pesquisadores buscam sustentar suas afirmações por meio da expressão e do registro do método científico e dos resultados obtidos por seus pares, principalmente citando aqueles que possuem uma produção intelectual consolidada e que publicam em periódicos de renome.

O avanço tecnológico na área da ciência da informação tem beneficiado sobremaneira as revistas científicas. Basta observar o padrão de alta qualidade daquelas indexadas na SciELO. Os comitês avaliadores estão cada vez mais rigorosos quanto aos critérios exigidos. Isso denota excelência e merece aplausos de todos. Entretanto, com este avanço também vem crescendo o grande vilão no contexto de produção científica ou acadêmica - o plágio.

A prática de "copiar e colar" vem se tornando tão usual que passa a assumir proporções preocupantes e deve servir de alerta tanto para os orientadores quanto para os avaliadores nas atividades de ensino e pesquisa. Algumas instituições já estão tomando medidas para coibir essa prática, como, por exemplo, a Capes que divulgou, em agosto de 2011, orientações que visam combater o plágio. Quanto aos editores, já se observa entre eles um movimento crescente para tentar preservar a qualidade de suas revistas; tanto é que buscam mecanismos de rastreio, utilizando-se dos buscadores tradicionais, como Google e outros, indo além ao adquirir programas específicos para essa finalidade. A difusão desses programas tem sido ampla e o tema tem despertado interesse em geral, sendo inclusive objeto de publicação em nota pelo The Lancet sobre a utilização dessas ferramentas na preservação da originalidade dos manuscritos.

Apesar de ser a Revista Pan-Amazônica de Saúde um periódico emergente, seu Núcleo Editorial é bastante criterioso quanto a esse aspecto. E na qualidade de Editora Executiva dessa Revista, é minha obrigação ratificar o porquê do rigor com que analisamos os trabalhos recebidos. Nossa observação se baseia em exemplos de submissões de artigos à RPAS em que o autor, em alguns casos, faz citações de forma equivocada e, por essa razão, o trecho referido passa a configurar plágio; em outros, apropria-se das ideias de terceiros, transcrevendo literalmente parágrafos e até mesmo páginas inteiras de outras obras; ou, ainda, copiam, num mesmo trabalho, vários parágrafos de diversas obras sem mencionar a fonte.

O número de trabalhos que recebemos com essas ocorrências é elevado, obrigando-nos a dispor de um profissional para que se dedique exclusivamente à tarefa de detectar situações que configuram plágio. Tomamos essa medida para evitar a publicação de algum artigo que se enquadre nessa condição, muito embora reconheçamos que, mesmo cercados de todo o cuidado, não estamos livres de passar por circunstância similar àquela da matéria intitulada "USP demite professor por plágio na pesquisa" publicada pela Folha de São Paulo.

É muito importante que todos, editores, autores, orientadores e alunos, sejam cautelosos ao reproduzir ou aceitar a transcrição de trechos de outro autor, a fim de evitar constrangimentos e, até mesmo, vir a responder judicialmente por atos de terceiros. Essa prática traz prejuízo tanto para o editor como para o autor que plagiou e, principalmente, para o autor intelectual da obra original, que vê sua ideia usurpada. Num caso de litígio judicial, mesmo que fique provado que não houve má-fé e que haja espaço para retratação, os envolvidos no processo passam por um transtorno que causa prejuízos de ordem moral, profissional e financeira.

Escrever é uma arte e o estilo é individual, mas o texto científico exige linguagem apropriada e clareza lógica, o que demanda a observância de regras básicas, das quais a principal é o respeito à verdade, tanto nos resultados alcançados pelo autor, quanto no usufruto dos resultados alheios. É em busca dessa verdade que repousa toda a construção do conhecimento humano. Sem ela, a ciência é destruída pela desconfiança e pelo descrédito.