SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Distribuição de subtipos de HIV-1 em pacientes com falha terapêutica à HAART nos Estados do Pará e Amazonas, Brasil, entre 2002 e 2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Rev Pan-Amaz Saude v.3 n.2 Ananindeua jun. 2012

http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232012000200001 

EDITORIAL | EDITORIAL | EDITORIAL

 

A propósito do XVI Congresso Médico Amazônico

 

On the 16th Amazonian Medical Congress

 

A propósito del XVI Congreso Médico Amazónico

 

 

Manoel do Carmo Pereira Soares

Editor Científico da Rev Pan-Amaz Saude, Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Belém, Pará, Brasil

 

 

Na construção e manutenção de um periódico científico se faz importante a constante aproximação àquilo que, de alguma maneira, circunscreva áreas de interesse ao seu escopo. Os congressos científicos tradicionalmente têm como principal finalidade promover o encontro e o intercâmbio de ideias entre aqueles que comungam interesses acerca de determinada temática ou campo do conhecimento.

No período de 21 a 25 de abril de 2012, Belém sediou, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, o XVI Congresso Médico Amazônico (CMA). Preservando as suas características desde 1939, por ocasião das comemorações do Jubileu de Prata da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará, essa iniciativa histórica e transgeracional contempla a desejada integração multiprofissional em favor da saúde.

Contando com mais de 4.000 participantes, o tema central do Congresso foi "Gestão em Saúde - Desafios Amazônicos", no âmbito do qual as questões ligadas à gestão e gerência perpassaram os cursos, conferências, palestras, mesas redondas, oficinas e os trabalhos científicos apresentados. O CMA é, certamente, o maior evento médico científico da Amazônia, e, ao testemunhar o perpassar de cada edição, aumenta o nosso convencimento sobre a necessidade de consolidar a sua estrutura e manter a sua periodicidade bienal. Durante o CMA, mercê do compartilhamento de esforços entre as sociedades especializadas da área médica e da saúde em geral, do engajamento das instituições de ensino e pesquisa regionais, abre-se espaço para a participação e despertar de vocações da juventude estudantil, tanto na atenção individual como na coletiva para saúde.

A Revista Pan-Amazônica de Saúde teve intensa participação nas diversas atividades do XVI CMA, inclusive merecendo destaque no estande do Instituto Evandro Chagas, levando a proposta de ser uma das instâncias de reverberação da produção científica afim.

É dessa forma que reuniões desse tipo se fazem fundamentais para alimentar a cultura em torno da produção do conhecimento científico no campo da saúde e das biociências.