SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Identificación de genotipos G y P de rotavirus en lechones en fase de amamantamiento y destetados en la región metropolitana de Belém, Estado de Pará, Región Norte de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Rev Pan-Amaz Saude v.3 n.3 Ananindeua sep. 2012

 

http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232012000300001

EDITORIAL | EDITORIAL | EDITORIAL

 

A perpetuação do erro

 

The perpetuation of mistakes

 

La perpetuación del error

 

 

Dóris Angélica de Siqueira Corrêa

Colaboradora da Rev Pan-Amaz Saude, Licenciada em Letras (Português e Inglês)

 

 

No pensamento de Confúcio, "não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros", tão frequentemente citado - incluindo-se as redes sociais, é possível buscar uma das explicações para um fenômeno que se observa no momento em que se redige algo, seja nas áreas da saúde, das letras, da comunicação, enfim, a lista é grande. E esse deslize, hábito, negligência, comodismo, ou qualquer que seja a justificativa, é a "perpetuação do erro", sendo a mesma bem praticada pelas camadas da população com pouca ou nenhuma escolaridade (números, aliás, bem maiores do que a mídia política tenta nos convencer do contrário), o que é compreensível e, até certo ponto, aceitável (não deveria); mas e a parcela (pequena) erudita daqueles que tiveram "a sorte" - ou, quem sabe, "guerra" - de ter uma formação de nível superior, um mestrado, doutorado ou além? O que nos levaria à mesma prática?

Com frequência, lemos sites de notícias, revistas e jornais impressos, periódicos destinados a publicar os resultados de investigações científicas, printed e/ou on line, e nem são precisos ''olhos de águia'' para detectarmos um amontoado de erros, não só aqueles que continuam massacrando nossa pobre língua pátria, mas - pasmem, ou pelo menos façam uma expressão de - "equívocos'' em dados e informações, tais como alterar a geografia (''Qual o problema em mudar uma cidadezinha de lugar?''), a história (''Datas são meros detalhes!''), a autoria (''Ah, não interessa quem disse ou escreveu, o importante é a informação!''), a nomenclatura (''Por que tanta rigidez?''), ou ainda, a taxonomia (''Ora, não é só colocar 'tortinho' e terminar a palavra em 'um, ae, is, us'? É latim, não é?''). Parece um exagero tentar adivinhar o que se passa na mente de nossos equivocados produtores, redatores científicos ou jornalísticos; entretanto é a conclusão a que se chega quando tais publicações são lidas, ou, indo mais fundo, ao se revisar ou traduzir um texto dessas origens.

A curiosidade é, talvez, a maior aliada do conhecimento e, aí, vem a pergunta: Cadê a curiosidade? Será que a morfologia está se alterando, a garganta se alargando e já se engole tudo que vem pela frente, sem critérios, sem o menor ''paladar''? Ora, se é ingerido, também é expelido! Mas, deixando-se os meandros escatológicos de lado, melhor é falar em eternização, infelizmente, do conjunto desse ''cardápio''. O espírito investigativo foi se diluindo ao longo do tempo, ou mesmo, sendo substituído pelo comodismo, afinal é mais fácil reproduzir do que repensar, elaborar, certificar-se. Conforme o cientista alemão, Rainer Froese, desenvolvedor do sistema on line de informações sobre peixes, o FishBase, referindo-se à suprema importância de não se publicar nomes científicos incorretos: ''Bloch (1785) publicou uma descrição de Lophius histrio, combinação original de Histrio histrio (Linnaeus, 1758), ilustrada com uma composição mostrando a cabeça e o corpo de H. histrio e o aparelho de atração (illicium e esca) de Antennarius striatus1; e alerta que ''a confusão gerada por esse erro durou quase 200 anos com 21 publicações subsequentes, usando esta descrição errônea, frequentemente usando a ilustração de Bloch''1. Esse relato mostra que a prática não é recente, o que falar, então, de nossos tempos atuais de ''fast conhecimento''? O cuidado se faz necessário e contínuo, ou amargaremos um futuro (presente também) de ''conhecimento delivery''.

O que motiva esse comportamento pode estar contido em outro provérbio chinês: ''A mais alta das torres começa no solo''. Simples? Simplicidade é companheira da lógica, ou, por acaso, os picos das pós-graduações não começaram pelo ensino de base, principalmente escolar, mas também familiar? Educação - a velha, guerreira e sobrevivente, e tão relegada a segundo plano, pelo menos entre os ''emergentes''. É por ela que se pode tentar um upgrade no espírito investigativo de pesquisadores vindouros.

Fique claro que esta pequena reflexão não está pleiteando gramáticos ou linguistas amalgamados, ou até prioritários, a cientistas, jornalistas e outros produtores de conhecimento, mas sim uma preocupação com a correção, leia-se responsabilidade, ao transmitirem informações, com ressalva à área de saúde, que, literalmente, podem ser vitais.

 

REFERÊNCIA

1 Froese R, Pauly D, editors. FishBase [Internet]. Estocolmo (Suécia): ICLARM; 2012. Nomenclatura; [update 2012 Jul; cited 2012 Sep 22]. Available from: http://www.fishbase.se/manual/Portuguese/Nomenclature.htm.