SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The first medical societies of Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Rev Pan-Amaz Saude vol.4 no.2 Ananindeua June 2013

http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000200001 

EDITORIAL | EDITORIAL | EDITORIAL

 

Revistas emergentes e fator de impacto

 

Emerging journals and impact factor

 

Revistas emergentes y factor de impacto

 

 

Vânia Barbosa da Cunha Araújo

Editora Executiva da Rev Pan-Amaz Saude, Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Ananindeua, Pará, Brasil

 

 

A realidade das revistas brasileiras, nas últimas décadas, vem demonstrando que é possível incluirmos a nossa produção no ranking mundial, ombro a ombro com publicações estrangeiras que figuram entre as mais bem conceituadas e que, tradicionalmente, publicam os mais impactantes resultados das investigações.

Na área da biomedicina e da saúde não é diferente. No entanto, para alcançar essa posição no ranking é necessário, além de conseguir a indexação da publicação nas bases de dados utilizadas por organismos que avaliam e atribuem o impacto à produção científica e à própria revista, estar-se atento para a qualidade dos conteúdos e para os parâmetros éticos que regem a publicação científica.

Com lamentável frequência, nos últimos anos, editores de revistas, ansiosos por manter ou elevar o prestígio e o impacto do periódico que produzem, vêm aceitando as práticas pouco ortodoxas cometidas pelos autores quanto à originalidade ou quanto ao uso excessivo de autocitações e, o que é pior, praticam arranjos pouco éticos por meio da troca de favorecimentos entre seus periódicos. Essa prática, o stacking, detectado por avaliadores de fator de impacto, resultou na recente condenação de seis revistas brasileiras e, em consequência, numa Declaração pública de repúdio a essas práticas por parte da Associação Brasileira de Editores Científicos e da coordenação do Programa SciELO (Scientific Electronic Library Online).

A RPAS, na condição de revista emergente, que ainda luta pela sua consolidação, vem resistindo, e continuará a resistir, a essas práticas. Daí o número expressivo de trabalhos rejeitados, razão principal de ainda não termos conseguido manter a periodicidade exigida para a indexação da revista nas bases de dados usadas para medir o fator de impacto.

Embora mais lento, o processo de consolidação com qualidade é a única maneira de alcançar o principal objetivo da RPAS, que é o de ser um canal sério e importante para veicular, universalmente, o resultado da pesquisa brasileira na saúde e na biomedicina.