Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Pan-Amazônica de Saúde
Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223
Rev Pan-Amaz Saude vol.4 no.4 Ananindeua Dec. 2013
http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232013000400001
EDITORIAL | EDITORIAL | EDITORIAL
Constituindo elos
Creating links
Constituyendo vínculos
Manoel do Carmo Pereira Soares
Editor Científico da Rev Pan-Amaz Saude, Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Belém, Pará, Brasil
Consoante o disposto para a periódica alternância de editores científicos da Revista Pan-Amazônica de Saúde (RPAS), com a publicação deste fascículo concluo a minha participação na condição de editor científico do aludido periódico.
Recentemente, por meio da publicação do segundo volume do livro Uma história social do conhecimento1, Peter Burke, de maneira assaz competente, generosa e crítica, fez-me relembrar acerca de uma trilha do conhecimento que vai da colheita, passa pela análise, chega à disseminação e ao emprego da informação, e claro, vai além, e por vezes retorna para se reciclar e renovar. O mais gratificante, deduzo, é poder participar desse caminhar, afinal, pelo menos desde a Metafísica de Aristóteles, é sabido que "todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer"2.
Sabedor da vida longa que espera a nossa Revista, cabe o lícito orgulho deste Editor ao se ver precedido e sucedido nessa função por Alexandre Linhares e Gilberta Bensabath, respectivamente. Ambos, devotadas excelências na arte de perscrutar o conhecimento, na harmonia entre as vertentes sanitária e biocientífica.
Sem jogar com a modéstia, mais aprendi do que contribuí durante esse período. Vi assim, a vida institucional seguir seu curso. Impossível não mencionar o impacto promissor - também para RPAS - do substancial ingresso de novos colegas no Instituto Evandro Chagas (IEC), durante o período em apreço; cabe, então, encarecer ou reforçar a eles o gesto de abraço crítico e necessário a tão nobre iniciativa.
O apoio, sempre presente nesse particular, da alta administração do IEC foi essencial para chegarmos até aqui. Penso, para ser breve e fugir de injustiças, que em nome da Editora Executiva da Revista, Vânia Araújo, posso agradecer a todos os demais membros do Núcleo Editorial da RPAS. Semelhante agradecimento é estendido aos membros do Conselho Editorial, aos Editores Associados, aos Consultores Ad hocs, bem como, especialmente, aos autores colaboradores. Foi assim que, juntos, compartilhantes e conciliantes, procuramos a boa travessia, pelo menos a melhor que pudemos fazer.
Diletos leitores, aqui está o fascículo out-dez 2013, tratado e ofertado com o esmero de sempre. Boa leitura!
REFERÊNCIAS
1 Burke P. Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar; 2012. 416 p.
2 Urbano Z. Teoria do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2006. 262 p.