SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Distribución espacial de la incidencia de dengue y su relación con la variable renta en la Ciudad de Manaus, Estado de Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Rev Pan-Amaz Saude v.5 n.2 Ananindeua jun. 2014

 

http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232014000200001

EDITORIAL | EDITORIAL | EDITORIAL

 

Espaço-tempo no processo da saúde na Amazônia brasileira

 

Space-time in the health process in the Brazilian Amazon

 

Espacio-tiempo en el proceso de salud en la Amazonía brasileña

 

 

Gilberta Bensabath

Editora Científica da Rev Pan-Amaz Saude, Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Ananindeua, Pará, Brasil

 

 

Pelos artigos publicados neste número, com exceção de um, destacou-se a complexidade do processo sobre a saúde no espaço amazônico. Apesar da diversidade de tipos de estudos (etiológicos, tendências, clínicos e até terapêuticos), em todos sobressaiu-se a variável espaço, cada qual com suas características físicas e biológicas (as ecológicas e sociais), todas contribuindo em conjunto para o resultado encontrado.

Para a descrição dos eventos no processo da saúde humana, desde os primórdios, a metodologia epidemiológica reconhece a observação e o registro do que se chama tempo, espaço, indivíduo ou populações. Contudo, o conceito de espaço nesse contexto evoluiu quanto às características geográficas que, conectando com a nosologia, veio a constituir o que é denominado Geografia Médica. Os avanços tecnológicos dentro dessa ciência permitiram análises mais complexas das variáveis geográficas, abrangendo tanto espaços amplos, como continentais ou mesmos globais ou, ainda, a evolução tecnológica para estudos de pequenas áreas, importantes para o desenvolvimento de hipóteses etiológicas.

Evoluiu, também, o conceito de Saúde Ambiental com o objetivo de atingir o meio ambiente saudável a ser conseguido pela proteção da saúde humana contra os poluentes ambientais. O espaço deixou de ser apenas as coordenadas geográficas, onde os eventos do processo da saúde ocorrem para abranger os aspectos sociais, inclusive o conhecimento como está explícito na visão de Doren Massey1; "se o tempo é a dimensão da mudança, então o espaço é a dimensão do social". Então, o espaço-tempo, do processo saúde na Amazônia brasileira que faz parte da Pan-Amazônia ou Amazônia Continental, segundo essa visão, sofre contínuas modificações de acordo com as mudanças sociais. Que, o tempo-espaço está estreitamente relacionado aos eventos desde Leibniz no século XVIII, já vinha sendo cogitado2 e confirmado pela Teoria de Relatividade por Einstein no século XX. Assim os eventos no processo da saúde ligados ao espaço amazônico descritos por Oswaldo Cruz, em seu relatório em 19133, é muito diferente do que está relatado no livro que comemora os 50 anos de fundação do Instituto Evandro Chagas4. Será que a leishmaniose visceral ainda não existia no Vale amazônico, em 1910 e 1911, período da expedição de Carlos Chagas?

Ainda relacionados ao espaço-tempo deve ser considerado a Semântica quando se refere a estudos ecológicos dentro da metodologia epidemiológica ou dentro da Ecologia. Na Epidemiologia, os estudos ecológicos também são chamados de agregados porque a unidade de análise é o conjunto de indivíduos que vivem em um espaço bem definido e que podem ser outras variáveis para a agregação5. Na ciência Ecologia são estudadas as relações do meio biótico e abiótico.

O que foi exposto acima, como simples considerações de um assunto complexo que vem merecendo dos autores os mais variados tipos de publicações, é para alertar que a noção de espaço e tempo deve merecer a atenção de todos que trabalham em saúde pública, especialmente dos que constroem o conhecimento nessa área. A informação deve ser sem omissões dessas duas variáveis, que devem ser precisas e exatas ligadas à realidade do meio ambiente, especialmente o social.

 

REFERÊNCIAS

1 Massey D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2008.

2 Marion L. Biblioteca Scientific American Brasil, 3: enigmas do espaço-tempo. São Paulo: Duetto; 2013. p. 7.

3 Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. A ciência a caminho da roça: imagens das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913. Rio de Janeiro: Fiocruz; 1991. Os grandes flagelos do Norte: a expedição científica de 1912-1913; p. 116-24.

4 Fundação Serviços de Saúde Pública. Instituto Evandro Chagas: 50 anos de contribuição as ciências biológicas e a medicina tropical. Vol. 2. Belém: Fundação Serviços de Saúde Pública; 1986.

5 Aquino R, Gouveia N, Teixeira MG, Costa MC, Barreto M. Estudos ecológicos (desenhos de dados agregados). In: Almeida Filho NB, Barreto ML. Epidemiologia & saúde: fundamento, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. p. 175-84.