SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Prevalencia de rabia animal en el estado de Pará, en el período de 2004 a 2013Acidente por aranha armadeira com sequela do fenômeno Raynaud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Rev Pan-Amaz Saude vol.9 no.4 Ananindeua dic. 2018

http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232018000400007 

COMUNICAÇÃO

Moluscos do gênero Biomphalaria Preston, 1910 na Região Amazônica: primeiro relato de Biomphalaria occidentalis Paraense, 1981 no estado do Pará, Brasil

Christiane de Oliveira Goveia1  2  , Roberta Lima Caldeira3  , Márcio Roberto Teixeira Nunes4  , Martin Johannes Enk1 

1Instituto Evandro Chagas, Seção de Parasitologia, Laboratório de Parasitoses Intestinais, Esquistossomose e Malacologia, Ananindeua, Pará, Brasil

2Universidade do Estado do Pará, Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia, Belém, Pará, Brasil

3Fundação Oswaldo Cruz, Instituto René Rachou, Grupo de Pesquisa em Helmintologia e Malacologia Médica, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

4Instituto Evandro Chagas, Centro de Inovações Tecnológicas, Ananindeua, Pará, Brasil

RESUMO

INTRODUÇÃO:

No estado do Pará, Região Norte do Brasil, há relatos da existência de Biomphalaria glabrata, Biomphalaria straminea, Biomphalaria schrammi e Biomphalaria kuhniana.

OBJETIVO:

Relatar a primeira ocorrência de Biomphalaria occidentalis no Pará.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Cinco moluscos foram coletados, examinados quanto à presença de cercárias de Schistosoma mansoni e as taxonomias morfológica e molecular foram realizadas.

RESULTADOS:

Nenhum espécime parasitado por larva de trematódeo foi detectado. Foi identificada a espécie Biomphalaria occidentalis, sendo o primeiro registro no Pará.

CONCLUSÃO:

O resultado obtido contribuiu para melhorar o conhecimento sobre a dispersão e a diversidade de moluscos Biomphalaria na Região Amazônica.

Palavras-chave: Biomphalaria; Moluscos; Reação em Cadeia da Polimerase; Polimorfismo de Fragmento de Restrição; Esquistossomose; Taxonomia

INTRODUÇÃO

O gênero Biomphalaria Preston, 1910 inclui moluscos que podem transmitir Schistosoma mansoni, o agente etiológico da esquistossomose no Brasil. Entre as 11 espécies e uma subespécie do gênero Biomphalaria que ocorrem no país, três são consideradas hospedeiras intermediárias de S. mansoni: Biomphalaria glabrata (Say, 1818), Biomphalaria tenagophila (d'Orbigny, 1835) e Biomphalaria straminea (Dunker 1848). No Estado do Pará, as espécies B. glabrata, B. straminea, Biomphalaria schrammi (Crosse, 1864) e Biomphalaria kuhniana (Clessin, 1883) já foram relatadas1.

A determinação de espécies do gênero Biomphalaria é baseada na comparação de caracteres morfológicos de conchas, do sistema excretor e de órgãos reprodutivos2; no entanto, há dificuldades na determinação, devido ao tamanho das amostras, processos de fixação inadequados e semelhanças interespecíficas3. Essas semelhanças culminaram no agrupamento de algumas espécies do gênero Biomphalaria em dois complexos: 1) B. straminea composto por B. straminea, Biomphalaria intermedia (Paraense & Deslandes, 1962) e B. kuhniana; e 2) B. tenagophila contendo B. tenagophila, Biomphalaria tenagophila guaibensis Paraense, 1984, e Biomphalaria occidentalis Paraense, 19814,5,6,7. As espécies do complexo B. tenagophila são indistinguíveis da morfologia da concha e da maioria dos órgãos do sistema genital. E apenas B. tenagophila é suscetível à infecção por S. mansoni; portanto, a identificação dessas espécies é importante para estudos epidemiológicos da esquistossomose7, e o conhecimento da distribuição geográfica dessas espécies permite melhor distribuição de recursos e políticas adequadas para o controle do molusco8. A taxonomia molecular tem sido utilizada como ferramenta auxiliar para a morfologia quando não é suficiente para a identificação das espécies.

O presente trabalho teve como objetivo relatar a primeira ocorrência de B. occidentalis no estado do Pará, região norte do Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS

Levantamentos malacológicos foram realizados em maio de 2017, no município de Afuá, Mesorregião Marajó, no Estado do Pará, latitude 00º09'20,1"S e longitude 50º23'02,9"W.

Cinco espécimes foram coletados, utilizando-se pinças e redes em fossas de esgoto no perímetro urbano com período de coleta de 30 min. Nenhuma outra espécie de molusco ou vegetação foi observada nas valas de esgoto durante esse período. As características do ambiente, onde os espécimes foram coletados, foram favoráveis à ocorrência e dispersão de moluscos. Um receptor do Sistema de Posicionamento Global (GPS) GPSMAP® 76CS da Garmin foi usado para registrar as leituras das coordenadas geográficas e todos os pontos de coleta foram anotados e georreferenciados.

Os moluscos obtidos foram acondicionados em gaze embebida em água, inseridos em sacos plásticos devidamente identificados, armazenados e transportados para o Laboratório de Parasitas Intestinais, Esquistossomose e Malacologia (LPIEM) da Seção de Parasitologia (SAPAR) do Instituto Evandro Chagas (IEC). Os cinco espécimes foram medidos e embalados individualmente em recipientes de vidro com 20 mL de água declorada, expostos à luz artificial (lâmpada incandescente de 60 W) por 30 min e, em seguida, examinados sob um estereomicroscópio para verificar a presença de cercárias de S. mansoni9. Posteriormente, os moluscos foram sacrificados, fixados10,11 e o pé de cada espécime foi removido para extração de DNA pelo Kit de Purificação de DNA Wizard Genomic modificado (Promega).

Os moluscos foram identificados morfologicamente por comparação dos caracteres da concha e dos órgãos reprodutores masculino e feminino, de acordo com Paraense2,4,5.

A identificação molecular foi realizada pelo Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica, Instituto René Rachou/Fiocruz, usando reação em cadeia da polimerase e polimorfismo do comprimento do fragmento de restrição (PCR-RFLP) da região do espaçador interno transcrito (ITS) dos genes ribossômicos do RNA, onde todo ITS foi amplificado com os primers ETTS2 (5 'TAACAAGGTTTCCGTAGGTGAA 3') e ETTS1 (5 'TGCTTAAGTTCAGCGGGGT 3') ancorados, respectivamente, nas extremidades conservadas dos genes ribossômicos 18S e 28S12. Em seguida, foi realizada a clivagem desse fragmento com as enzimas de restrição Ddel e Alul7,13.

RESULTADOS

Todas as amostras examinadas quanto à presença de cercárias de S. mansoni foram negativas para o parasita e para outras larvas de trematódeos.

Todos os moluscos foram identificados morfologicamente como B. occidentalis (Figura 1).

A: Concha; B: Sistema reprodutivo; C: Manto com tubo renal.

Figura 1 - Biomphalaria sp. de Afuá, Pará, Brasil 

Os resultados moleculares que mostram os perfis de restrição obtidos pela digestão da região ITS do DNA ribossômico com Ddel foram comparados com o padrão de perfis de DNA obtidos no tecido dos moluscos Biomphalaria e Helisoma da Coleção de Malacologia Médica (Fiocruz/CMM) (Figura 2).

Coluna 1: Biomphalaria sp. de Afuá, Pará; Coluna 2: B. occidentalis de Belo Horizonte, Minas Gerais; Coluna 3 e 4: Helisoma sp. de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul; Coluna 5: B. glabrata de Belo Horizonte, Minas Gerais; Coluna 6: B. tenagophila de Sabará, Minas Gerais; Coluna 7: Biomphalaria peregrina de Coromandel, Minas Gerais. Os números à esquerda do gel são o valor em pares de bases (bp) dos marcadores de tamanho molecular Phi X 174/HaeIII.

Figura 2 - Gel de poliacrilamida corado com prata (6%) mostrando perfis de restrição obtidos por digestão da região ITS do DNA ribossômico com Dde

Para diferenciar as espécies, o âmplicon, previamente obtido de aproximadamente 1.200 pares de bases, foi submetido a uma nova RFLP utilizando a enzima de restrição Alul7, sendo possível definir a espécie como B. occidentalis por técnica molecular (Figura 3).

Coluna 1: B. tenagophila de Sabará, Minas Gerais; Colunas 2 e 3: B. t. guaibensis de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul; Coluna 4: Biomphalaria sp. de Afuá, Pará; Colunas 5 e 6: B. occidentalis de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os números à esquerda do gel são o valor em pares de bases (bp) dos marcadores de tamanho molecular Phi X 174/HaeIII.

Figura 3 - Gel de poliacrilamida corado com prata (6%) mostrando perfis de restrição obtidos por digestão da região ITS do DNA ribossômico com Alu

DISCUSSÃO

A distribuição geográfica dos moluscos planórbidos no Brasil não é devidamente conhecida, em razão da grande extensão territorial e da falta de recursos humanos e econômicos; no entanto, o número de estudos com o objetivo de conhecer melhor a fauna malacológica em algumas regiões aumentou14,15.

O presente estudo é o primeiro relato de B. occidentalis no Estado do Pará. No Brasil, essa espécie já foi encontrada nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, e existem relatos de conchas no Amazonas1,4,16.

Os moluscos de água doce B. occidentalis, B. tenagophila e B. t. guaibensis são morfologicamente semelhantes, agrupados no complexo B. tenagophila. Apesar da semelhança morfológica entre as espécies do complexo, apenas B. tenagophila é suscetível a S. mansoni, vários estudos reforçaram B. occidentalis como espécies refratárias17,18,19; portanto, a distinção dessas espécies é importante para estabelecer áreas vulneráveis ao risco de ocorrência da esquistossomose.

Estudos sobre a fauna planorbídica, em todas as áreas do Brasil, principalmente em regiões menos investigadas, devem ser motivados pelo objetivo de se conhecer a distribuição geográfica dos moluscos Biomphalaria, visando melhor distribuição de recursos e vigilância adequada para seu controle.

CONCLUSÃO

Este estudo apresenta o primeiro registro de B. occidentalis no município de Afuá, Estado do Pará.

Além disso, foi ampliado o conhecimento sobre a dispersão e diversidade dos moluscos do gênero Biomphalaria na Amazônia brasileira.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem a Carlos Faria, Carlos Júnior, Edilson Silva, Fernando Siqueira e Fabíola Cardoso do LPIEM/SAPAR/IEC; e Amanda Araújo, do CMM, do Instituto René Rachou/Fiocruz, pelo apoio técnico

REFERÊNCIAS

1 Carvalho OS, Passos LKJ, Mendonça CLGF, Cardoso CM, Caldeira RL. Moluscos brasileiros de importância médica. Série esquistossomose; 16. Belo Horizonte: Fiocruz, Centro de Pesquisas René Rachou; 2014. 92 p. [ Links ]

2 Paraense WL. Estado atual da sistemática dos planorbídeos brasileiros. Arq Mus Nac RJ. 1975 nov;55:105-28. [Link] [ Links ]

3 Caldeira RL, Teodoro TM, Jannotti-Passos LK, Lira-Moreira PM, Goveia CO, Carvalho OS. Characterization of South American snails of the genus Biomphalaria (Basommatophora: Planorbidae) and Schistosoma mansoni (Platyhelminthes: Trematoda) in molluscs by PCR-RFLP. Biomed Res Int. 2016;2016:1045391. Doi: 10.1155/2016/1045391 [Link] [ Links ]

4 Paraense WL. Biomphalaria occidentalis sp.n. from South America (Mollusca Basommatophora Pulmonata). Mem Inst Oswaldo Cruz. 1981 Apr-Jun;76(2):199-211. Doi: 10.1590/S0074-02761981000200011 [Link] [ Links ]

5 Paraense WL. Biomphalaria tenagophila guaibensis ssp. n. from southern Brazil and Uruguay (Pulmonata: Planorbidae). I. Morphology. Mem Inst Oswaldo Cruz. 1984 Oct-Dec;79(4):465-9. Doi: 10.1590/S0074-02761984000400012 [Link] [ Links ]

6 Paraense WL. Biomphalaria kuhniana (Clessin, 1883), planorbid mollusc from South America. Mem Inst Oswaldo Cruz. 1988 Jan-Mar;83(1):1-12. Doi: 10.1590/S0074-02761988000100001 [Link] [ Links ]

7 Spatz L, Vidigal THDA, Caldeira RL, Dias Neto E, Cappa SMG, Carvalho OS. Study of Biomphalaria tenagophila tenagophila, B. t. guaibensis and B. occidentalis by polymerase chain reaction amplification and restriction enzyme digestion of the ribosomal RNA intergenic spacer regions. J Molluscan Stud. 1999 May;65(2):143-9. Doi: 10.1093/mollus/65.2.143 [Link] [ Links ]

8 Guimarães RJPS, Freitas CC, Dutra LV, Felgueiras CA, Moura ACM, Amaral RS, et al. Spatial distribution of Biomphalaria mollusks at São Francisco River Basin, Minas Gerais, Brazil, using geostatistical procedures. Acta Trop. 2009 Mar;109(3):181-6. Doi: 10.1016/j.actatropica.2008.10.012 [Link] [ Links ]

9 Smithers SR, Terry RJ. The infection of laboratory hosts with cercariae of Schistosoma mansoni and the recovery of the adult worms. Parasitology. 1965 Nov;55(4):695-700. Doi: 10.1017/S0031182000086248 [Link] [ Links ]

10 Deslandes N. Técnica de dissecação e exame de planorbídeos. Rev Serv Espec Saude Publica. 1951;4:371-82. [ Links ]

11 Paraense WL. A natural population of Helisoma duryi in Brazil. Malacologia. 1976 Jan;15(2):369-76. [ Links ]

12 Kane RA, Rollinson D. Repetitive sequences in the ribosomal DNA internal transcribed spacer of Schistosoma haematobium, Schistosoma intercalatum and Schistosoma mattheei. Mol Biochem Parasitol. 1994 Jan;63(1):153-6. Doi: 10.1016/0166-6851(94)90018-3 [Link] [ Links ]

13 Vidigal THDA, Caldeira RL, Simpson AJG, Carvalho OS. Further studies on the molecular systematics of Biomphalaria snails from Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2000 Jan-Feb;95(1):57-66. Doi: 10.1590/S0074-02762000000100009 [Link] [ Links ]

14 Nogueira RA, Lira MGS, Miranda GS, Rodrigues JGM, Gomes GCC, Silva-Souza N. Distribution of mollusks that transmit schistosomiasis in the endemic municipality of São Bento, Maranhão, Brazil. Rev Patol Trop. 2016;45(3):295-304. Doi: 10.5216/rpt.v45i3.43508 [Link] [ Links ]

15 Lopes TA, Nobushige SYL, Silva APS, Goveia CO, Enk MJ, Sampaio I, et al. Distribution and identification of the genus Biomphalaria Preston (1910): important insights into the epidemiology of schistosomiasis in the Amazon region. Rev Biol. 2017;17(2):31-7. Doi: 10.7594/revbio.17.02.06 [Link] [ Links ]

16 Paraense WL. A survey of planorbid mollusks in the Amazonian region of Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz. 1983 Jul-Sep;78(3):343-61. Doi: 10.1590/S0074-02761983000300011 [Link] [ Links ]

17 Paraense WL, Corrêa LR. Unsusceptibility of Biomphalaria occidentalis to infection with a strain of Schistosoma mansoni. Mem Inst Oswaldo Cruz. 1982 Jan-Mar;77(1):55-8. Doi: 10.1590/S0074-02761982000100006 [Link] [ Links ]

18 Coimbra Jr CEA, Engel LA. Suscetibilidade de Biomphalaria occidentalis do Acre e Mato Grosso à infecção pelo Schistosoma mansoni e sua implicação na epidemiologia da esquistossomose na Amazônia Ocidental, Brasil. Acta Amaz. 1982 dez;12(4):795-9. Doi: 10.1590/1809-43921982124795 [Link] [ Links ]

19 Fernandez MA, Thiengo SC. Susceptibility of Biomphalaria amazonica and Biomphalaria occidentalis from Manso Dam, Mato Grosso, Brazil to infection with three strains of Schistosoma mansoni. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2006 Oct;101 Suppl 1:235-7. Doi: 10.1590/S0074-02762006000900036 [Link] [ Links ]

APOIO FINANCEIRO Instituto Evandro Chagas, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde (IEC/SVS/MS).

Se refere ao doi: 10.5123/S2176-62232018000400007, publicado originalmente em inglês. Traduzido por: Patrícia Campelo Haick

Como citar este artigo / How to cite this article: Goveia CO, Caldeira RL, Nunes MRT, Enk MJ. Moluscos do gênero Biomphalaria Preston, 1910 na Região Amazônica: primeiro relato de Biomphalaria occidentalis Paraense, 1981 no estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude. 2018 out-dez;9(4):1-5. Doi: http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232018000400007

Recebido: 26 de Outubro de 2018; Aceito: 06 de Dezembro de 2018

Correspondência / Correspondence: Christiane de Oliveira Goveia Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Seção de Parasitologia, Laboratório de Parasitoses Intestinais, Esquistossomose e Malacologia Rodovia BR-316 km 7, s/n. Bairro: Levilândia. CEP: 67030-000 - Ananindeua, Pará, Brasil - Tel.: +55 (91) 3214-2103 E-mail: christianegoveia@iec.gov.br

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores declaram que não há conflito de interesses.

CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES

Todos os autores contribuíram para a idealização do estudo, análise e interpretação dos dados e redação do manuscrito, aprovando a versão final para publicação. Eles se declaram responsáveis pelo conteúdo do artigo, garantindo sua precisão e integridade.

Creative Commons License This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License