SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPUso do Sapajus apella na padronização de modelo experimental para Schistosoma mansoni em primatas neotropicais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Rev Pan-Amaz Saude vol.12 no.esp Ananindeua jun. 2021  Epub 07-Jul-2021

http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202100998 

APRESENTAÇÃO

Apresentação

Bento Melo Mascarenhas1  2 

1Diretor do CENP

2Instituto Evandro Chagas/SVS/MS, Centro Nacional de Primatas, Ananindeua, Pará, Brasil

Ao longo de 43 anos de existência do Centro Nacional de Primatas - CENP, uma das principais preocupações de seus pesquisadores e técnicos tem sido cumprir a missão institucional que está voltada à reprodução, criação, utilização, conservação e preservação de primatas não humanos em confinamento, sem deixar de lado a responsabilidade de levar ao conhecimento da sociedade o que faz, ressaltando suas pesquisas. Dentre as inúmeras pesquisas nacionais e internacionais realizadas na Instituição, destacam-se aquelas envolvendo doenças infecciosas (como zika, dengue, febre amarela, leishmaniose e malária), células troncos, mal de Parkinson, além de estudos relacionados ao comportamento, ecologia, conservação e reprodução animal; tarefas essas que, muitas vezes, são dificultadas por problemas administrativos, falta de recursos e de mão de obra qualificada.

O trabalho apresentado à comunidade científica e acadêmica demonstra claramente a relevância do CENP no cenário mundial, diferenciando-o de um simples biotério de criação de primatas. Ademais, os 630 espécimes, representando 26 espécies, confinados no CENP, certamente o credenciam como o centro científico mais importante da América Latina em primatologia.

A coletânea de trabalhos científicos publicada nesta edição especial da Revista Pan-Amazônica de Saúde, alusiva aos 40 anos do CENP, apresenta estudos relevantes desenvolvidos e em desenvolvimento no CENP. Dos seis trabalhos selecionados, quatro estão voltados ao mal de Parkinson, que é a segunda desordem neurodegenerativa mais comum no mundo. Espera-se que tais pesquisas contribuam significativamente para o aumento do conhecimento científico e a ampliação da relevância estratégica deste órgão federal.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons