Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi, sér. Ciências Humanas

ISSN 1981-8122
versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos e política editorial

 
• O primeiro número do BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI data de 1894. Atualmente, é editado em duas versões, Ciências Naturais e Ciências Humanas, publicadas três vezes ao ano.

• O BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS tem como missão publicar trabalhos originais nas áreas de lingüística, antropologia, arqueologia, bem como em disciplinas correlatas.

• O BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para as seguintes seções:

  • Artigos Científicos – textos analíticos originais, resultantes de estudos e pesquisas com contribuição efetiva para o avanço do conhecimento. Até 30 laudas de texto.
  • Artigos de Revisão – textos analíticos ou ensaísticos originais, com revisão bibliográfica ou teórica de determinado assunto ou tema. Até 30 laudas de texto.
  • Notas de Pesquisa – relato preliminar mais curto que um artigo, sobre observações de campo, dificuldades e progressos de pesquisa em andamento, ou em fase inicial, enfatizando hipóteses, comentando fontes, resultados parciais, métodos e técnicas utilizados. Até 15 laudas de texto.
  • Memória – seção que se destina à divulgação de acervos ou seus componentes que tenham relevância para a pesquisa científica; de documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; e de ensaios biográficos, incluindo obituário ou memórias pessoais. Até 15 laudas de texto.
  • Resenhas Bibliográficas – texto descritivo e/ou crítico de obras publicadas na forma impressa ou eletrônica. Até cinco laudas de texto.
  • Monografias e Teses – descrição sucinta, sem bibliografia, de dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência. Até uma lauda de texto.

 

 

 

Apresentação de originais

 

• Os originais devem ser encaminhados ao Editor Científico do BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI, por meio de carta contendo, obrigatoriamente, o título do trabalho, o nome completo, por extenso, do autor principal e dos demais autores, a indicação de autor para correspondência (com endereço completo, CEP, telefones, fax, e-mail) e a assinatura de todos os autores ou termo de compromisso do autor principal, responsabilizando-se pela inclusão dos co-autores.

• O BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI possui um Conselho Consultivo nacional e outro internacional. Os trabalhos submetidos são primeiramente avaliados pelo Editor ou por um dos Editores Associados. O Editor reserva-se o direito de sugerir alterações nos trabalhos recebidos ou devolvê-los, caso não estejam de acordo com os critérios exigidos para publicação.

• Uma vez aceitos, os artigos seguem para avaliação dos pares (peer-review). Os artigos são analisados por dois especialistas que não integram a Comissão Editorial. Caso haja discordância entre os pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro especialista. Caso mudanças ou correções sejam recomendadas, o trabalho é devolvido ao(s) autor(es), que terão um prazo de 30 dias para elaborar nova versão. Artigos não aprovados para publicação são devolvidos aos autores.

• A publicação implica na cessão integral dos direitos autorais do trabalho ao BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada juntamente com a notificação de aceite do artigo e deve ser devolvida assinada por todos os autores.

 

 

 

Preparação de originais

 

• Os originais devem ser enviados com texto digitado em programas compatíveis com o ambiente Windows, em disquetes, CD ou anexado a mensagens eletrônicas para boletim@museu-goeldi.br

• O texto deve ser digitado no Word for Windows, com fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, em laudas sequencialmente numeradas. Trabalhos de Lingüística devem utilizar a fonte Unicode Déjà Vu, disponível gratuitamente na internet. Solicita-se o envio, junto com o arquivo digitado, de três cópias impressas com folha de rosto, na qual devem constar: título (no idioma do texto e em inglês); nome(s) completo(s) do(s) autor(es); instituição a que pertence(m), por extenso; endereço(s) completo(s); e-mail de todos os autores.

• Na página dois devem constar: título (no idioma do texto e em inglês), resumo, abstract, palavras-chave e keywords. Não incluir o(s) nome(s) do(s) autor(es).

• Pede-se que o(s) autor(es) destaque(m) termos ou expressões no texto por meio de aspas simples, em lugar de itálico ou negrito. Apenas citações, epígrafes e termos em língua estrangeira, bem como termos científicos latinizados, devem constar em itálico.

• Os artigos deverão seguir as recomendações da ABNT para o uso e apresentação dos elementos bibliográficos: Resumos NBR 6028; citações em documentos NBR 10520; referência bibliográficas NBR 6023; apresentação de artigos em publicação científica impressa NBR 6022.

• Quadros e Tabelas devem ser em formato de texto, sequencialmente numeradas, com claro enunciado e referência no texto.

• As ilustrações e gráficos devem ser apresentados em páginas separadas e numeradas, com as respectivas legendas, e em arquivos à parte. Imagens digitalizadas devem ter resolução mínima de 300 dpi, em formato TIFF ou JPEG. Imagens em preto-e-branco devem ser escaneadas em tons de cinza. O Boletim publica apenas fotografias em preto-e-branco, mas fotografias coloridas podem ser publicadas desde que o autor se responsabilize pelos custos adicionais de impressão. O texto deve, obrigatoriamente, fazer referência a todas as tabelas, gráficos e ilustrações.

• Observar cuidadosamente as regras de nomenclatura, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

• Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas quando imprescindíveis, nunca bibliográficas, numeradas em algarismos arábicos.

• Citações e referências a autores no decorrer do texto devem subordinar-se à seguinte forma: utilizar o sistema de remissão autor-data no texto, sobre nome do autor, data e páginas. Todas as referências citadas ao longo do texto devem estar corretamente descritas e listadas ao final do artigo, com todos os dados pertinentes as citações.

• São de responsabilidade do(s) autor(es): o conteúdo científico do trabalho; a tradução do título para o inglês (quando este não for o idioma do texto); o abstract e keywords.

 

 

 

Estrutura básica dos trabalhos

 

Título – No idioma do texto e em inglês (quando este não for o idioma do texto). Deve ser escrito em caixa baixa, em negrito, centralizado, e deve ser citado da mesma maneira na página de rosto e na página dois.

Resumo e Abstract – Texto em um único parágrafo, verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular, ressaltando os objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho, com no mínimo cem palavras e, no máximo duzentas, no idioma do texto (Resumo) e em inglês (Abstract). A versão para inglês e de responsabilidade do(s) autor(es).

Palavras-chave e Keywords – Três a seis palavras que identifiquem os temas do trabalho, para fins de indexação em bases de dados (convém consultar descritores específicos da respectiva área de conhecimento).

Texto – Sempre que possível, deve ser composto das seguintes partes: introdução; marco teórico; desenvolvimento; conclusão e referências bibliográficas. Evitar parágrafos e frases muito longos. Optar pela voz passiva, evitando o uso da primeira pessoa do singular e do plural ao longo do texto. Siglas devem primeiro ser desenvolvidas por extenso. Exemplo: “A Universidade Federal do Pará (UFPA) prepara novo vestibular”. Citações de até três linhas devem estar dentro do parágrafo e entre aspas duplas (“); citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, recuadas, em bloco, com fonte menor e sem aspas.

Agradecimentos – Devem ser sucintos: créditos de financiamento; vinculação do artigo a programas de pós-graduação e/ou projetos de pesquisa; agradecimentos pessoais e institucionais. Nomes de pessoas e instituições devem ser por extenso, explicando o motivo do agradecimento.

Referências bibliográficas – Devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. No caso de mais de uma referência de um mesmo autor, usar ordem cronológica, do trabalho mais recente ao mais antigo, conforme recomendações da ABNT/NBR - 6023, como nos os modelos a seguir:

  • Livro

    VERÍSSIMO, José. 1906. A Educação Nacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1906.

  • Capítulo de livro

    CUNHA, Manoela Carneiro. 1992. Política Indigenista no Século XIX. In: CUNHA, Manoela Carneiro(org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal de Cultura, FAPESP, p. 133-154.

  • Artigo de periódico

    GOELDI, Emílio. O estado atual dos conhecimentos sobre os índios do Brasil, especialmente sobre os índios da foz do Amazonas, no passado e no presente. Boletim do Museu Paraense de Historia Natural e Ethnographia, Belém, v. 2, n. 4, p. 397-417, 1898.

  • Série/Coleção

    GOELDI, Emílio. Escavações arqueológicas em 1895: executadas pelo Museu Paraense no Litoral da Guiana Brasileira entre Oiapoque e Amazonas. Belém: Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, 1900. (Memórias do Museu Goeldi, n. 1).

  • Tese acadêmica

    MOORE, Denny. Syntax of the language of the Gavião Indians of Rondônia (Brazil), 1984. 200 f. Tese (Doutorado em antropologia) – University of New York, Nova York, 1984.

  • Documento eletrônico

    IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http//www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/defaut.shtm>. Acesso em: 23 jan. 2004.

 

 

Provas

 

• Os trabalhos, depois de formatados, são encaminhados em PDF para a revisão final dos autores, que devem devolvê-los em dez dias. A Editora deve ser informada por escrito sobre possíveis alterações ou sobre a aprovação final de cada trabalho. Nessa etapa não serão aceitas modificações no conteúdo do trabalho ou que impliquem em alterações no número de páginas. Caso o autor não responda ao prazo, o trabalho será publicado conforme a última versão autorizada.

• Cada autor recebe dois exemplares do Boletim impresso. Não são fornecidas separatas. Os artigos são divulgados integralmente no formato PDF no endereço eletrônico da revista.

• Endereço para correspondência:
Editora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Av. Magalhães Barata, 376
São Braz – CEP 66040-170
Caixa Postal 399
Telefone/fax: 55-91-3219-3317
E-mail:boletim@museu-goeldi.br

Lembre-se:

1- Antes de enviar seu trabalho ao Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi verifique se foram cumpridas as normas acima. Disso depende o início do processo editorial.

2- Após a aprovação, o trabalho será publicado por ordem de chegada. O Editor Científico também pode determinar o momento mais oportuno.

3- O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi não aceita resumos expandidos e nem textos na forma de relatório.

4- É de responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo científico do trabalho, o cuidado com o idioma em que foi concebido, bem como a coerência da versão para o inglês do título, do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords).


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi
Formato: 21 x 25 cm
Tipografia: editora 521 LtBT
Papel: couchê 90 g/m2
Tiragem: 1000 exemplares


 

 

 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2012 Museu Paraense Emílio Goeldi / Ministério da Ciência e Tecnologia

Editora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Av. Magalhães Barata, 376 São Braz
66040-170 Belém PA Brasil
Caixa Postal 399
Tel/fax: + 55 - 91 - 3219-3317


boletim@museu-goeldi.br