Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi, sér. Ciências Naturais

ISSN 1981-8114
versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos e política editorial

 
• O primeiro número do BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI data de 1894. Atualmente, é editado em duas versões, Ciências Naturais e Ciências Humanas, publicadas três vezes ao ano.

• O BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS NATURAIS tem como missão publicar trabalhos originais nas áreas de ciências da terra, zoologia e botânica, bem como em disciplinas correlatas.

• O BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI aceita colaborações em português, espanhol, inglês e francês para as seguintes seções:

  • Artigos Científicos – textos analíticos originais, resultantes de estudos e pesquisas com contribuição efetiva para o avanço do conhecimento. Até 30 laudas de texto.
  • Artigos de Revisão – textos analíticos ou ensaísticos originais, com revisão bibliográfica ou teórica de determinado assunto ou tema. Até 30 laudas de texto.
  • Notas de Pesquisa – relato preliminar mais curto que um artigo, sobre observações de campo, dificuldades e progressos de pesquisa em andamento, ou em fase inicial, enfatizando hipóteses, comentando fontes, resultados parciais, métodos e técnicas utilizados. Até 15 laudas de texto.
  • Memória – seção que se destina à divulgação de acervos ou seus componentes que tenham relevância para a pesquisa científica; de documentos transcritos parcial ou integralmente, acompanhados de texto introdutório; e de ensaios biográficos, incluindo obituário ou memórias pessoais. Até 15 laudas de texto.
  • Resenhas Bibliográficas – texto descritivo e/ou crítico de obras publicadas na forma impressa ou eletrônica. Até cinco laudas de texto.
  • Monografias e Teses – descrição sucinta, sem bibliografia, de dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência. Até uma lauda de texto.

 

 

 

Apresentação de originais

 

• Os originais devem ser encaminhados ao Editor Científico do BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI, por meio de carta contendo, obrigatoriamente, o título do trabalho, o nome completo, por extenso, do autor principal e dos demais autores, a indicação de autor para correspondência (com endereço completo, CEP, telefones, fax, e-mail) e a assinatura de todos os autores ou termo de compromisso do autor principal, responsabilizando-se pela inclusão dos co-autores.

• O BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI possui um Conselho Consultivo nacional e outro internacional. Os trabalhos submetidos são primeiramente avaliados pelo Editor ou por um dos Editores Associados. O Editor reserva-se o direito de sugerir alterações nos trabalhos recebidos ou devolvê-los, caso não estejam de acordo com os critérios exigidos para publicação.

• Uma vez aceitos, os artigos seguem para avaliação dos pares (peer-review). Os artigos são analisados por dois especialistas que não integram a Comissão Editorial. Caso haja discordância entre os pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro especialista. Caso mudanças ou correções sejam recomendadas, o trabalho é devolvido ao(s) autor(es), que terão um prazo de 30 dias para elaborar nova versão. Artigos não aprovados para publicação são devolvidos aos autores.

• A publicação implica na cessão integral dos direitos autorais do trabalho ao BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada juntamente com a notificação de aceite do artigo e deve ser devolvida assinada por todos os autores.

 

 

 

Preparação de originais

 

• Os originais devem ser enviados com texto digitado em programas compatíveis com o ambiente Windows, em disquetes, CD ou anexado a mensagens eletrônicas para boletim@museu-goeldi.br

• O texto deve ser digitado no Word for Windows, com fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, em laudas sequencialmente numeradas. Trabalhos de Lingüística devem utilizar a fonte Unicode Déjà Vu, disponível gratuitamente na internet. Solicita-se o envio, junto com o arquivo digitado, de três cópias impressas com folha de rosto, na qual devem constar: título (no idioma do texto e em inglês); nome(s) completo(s) do(s) autor(es); instituição a que pertence(m), por extenso; endereço(s) completo(s); e-mail de todos os autores.

• Na página dois devem constar: título (no idioma do texto e em inglês), resumo, abstract, palavras-chave e keywords. Não incluir o(s) nome(s) do(s) autor(es).

• Pede-se que o(s) autor(es) destaque(m) termos ou expressões no texto por meio de aspas simples, em lugar de itálico ou negrito. Apenas citações, epígrafes e termos em língua estrangeira, bem como termos científicos latinizados, devem constar em itálico.

• Os artigos deverão seguir as recomendações da ABNT para o uso e apresentação dos elementos bibliográficos: Resumos NBR 6028; citações em documentos NBR 10520; referência bibliográficas NBR 6023; apresentação de artigos em publicação científica impressa NBR 6022.

• Quadros e Tabelas devem ser em formato de texto, sequencialmente numeradas, com claro enunciado e referência no texto.

• As ilustrações e gráficos devem ser apresentados em páginas separadas e numeradas, com as respectivas legendas, e em arquivos à parte. Imagens digitalizadas devem ter resolução mínima de 300 dpi, em formato TIFF ou JPEG. Imagens em preto-e-branco devem ser escaneadas em tons de cinza. O Boletim publica apenas fotografias em preto-e-branco, mas fotografias coloridas podem ser publicadas desde que o autor se responsabilize pelos custos adicionais de impressão. O texto deve, obrigatoriamente, fazer referência a todas as tabelas, gráficos e ilustrações.

• Observar cuidadosamente as regras de nomenclatura, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

• Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas quando imprescindíveis, nunca bibliográficas, numeradas em algarismos arábicos.

• Citações e referências a autores no decorrer do texto devem subordinar-se à seguinte forma: utilizar o sistema de remissão autor-data no texto, sobre nome do autor, data e páginas. Todas as referências citadas ao longo do texto devem estar corretamente descritas e listadas ao final do artigo, com todos os dados pertinentes as citações.

• São de responsabilidade do(s) autor(es): o conteúdo científico do trabalho; a tradução do título para o inglês (quando este não for o idioma do texto); o abstract e keywords.

 

 

 

Estrutura básica dos trabalhos

 

Título – No idioma do texto e em inglês (quando este não for o idioma do texto). Deve ser escrito em caixa baixa, em negrito, centralizado, e deve ser citado da mesma maneira na página de rosto e na página dois.

Resumo e Abstract – Texto em um único parágrafo, verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular, ressaltando os objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho, com no mínimo cem palavras e, no máximo duzentas, no idioma do texto (Resumo) e em inglês (Abstract). A versão para inglês e de responsabilidade do(s) autor(es).

Palavras-chave e Keywords – Três a seis palavras que identifiquem os temas do trabalho, para fins de indexação em bases de dados (convém consultar descritores específicos da respectiva área de conhecimento).

Introdução – Deve conter uma visão clara e concisa de conhecimentos atualizados sobre o tema do artigo, oferecendo citações pertinentes e declarando positivamente o objetivo do estudo.

Material e métodos - Exposição clara dos métodos e procedimentos de pesquisa de analise de dados. Técnicas já publicadas devem ser apenas citadas e não descritas. Termos científicos, incluindo espécies animais e vegetais, devem ser indicados de maneira correta completa.

Resultados e discussão - Podem ser comparativos ou analíticos, ou enfatizar novos e importantes aspectos do estudo. Podem ser apresentados em um mesmo item ou em separado, em seqüência lógica no texto, usando tabelas, gráficos e figuras, dependendo da estrutura do trabalho.

Conclusão - Deve ser claras, concisa e responder aos objetivos do estudo.

Agradecimentos – Devem ser sucintos: créditos de financiamento; vinculação do artigo a programas de pós-graduação e/ou projetos de pesquisa; agradecimentos pessoais e institucionais. Nomes de pessoas e instituições devem ser por extenso, explicando o motivo do agradecimento.

Referências bibliográficas – Devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. No caso de mais de uma referência de um mesmo autor, usar ordem cronológica, do trabalho mais recente ao mais antigo, conforme NBR - 6023/2002, como nos os modelos a seguir:

  • Livro

    MARTINS, J. E. C. Plantas medicinais de uso na Amazônia. Belém: CEJUP, 1989. 107 p.

  • Capítulo de livro

    FARNSWORTH, N. R. Testando plantas para novos remédios. In: WILSON, E. O. (Ed.). Biodiversidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p. 107-125.

  • Artigo de periódico

    CAMPBELL, D. G. et. al. Quantitative ecological iventory of terra firme and várzea tropical forest on the Rio Xingu, Brasilian Amazon. Brittonia, New York, v. 38, n. 4, p. 369-393, 1986.

  • Série/Coleção

    CAMARGO, C. E. D. "Mandioca o pao caboclo": de alimento a combustível. São Paulo: ICONE, 1987. 66 p. (Coleção Brasil Agrícola).

  • Tese acadêmica

    KUNIYOSHI, Y. S. Morfologia da semente e da germinação de 25 espécies arbóreas de uma floresta com araucária, 1983. 232 f. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

  • Documento eletrônico

    IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http//www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/defaut.shtm>. Acesso em: 23 jan. 2004.

 

 

Provas

 

• Os trabalhos, depois de formatados, são encaminhados em PDF para a revisão final dos autores, que devem devolvê-los em dez dias. A Editora deve ser informada por escrito sobre possíveis alterações ou sobre a aprovação final de cada trabalho. Nessa etapa não serão aceitas modificações no conteúdo do trabalho ou que impliquem em alterações no número de páginas. Caso o autor não responda ao prazo, o trabalho será publicado conforme a última versão autorizada.

• Cada autor recebe dois exemplares do Boletim impresso. Não são fornecidas separatas. Os artigos são divulgados integralmente no formato PDF no endereço eletrônico da revista.

• Endereço para correspondência:
Editora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Av. Magalhães Barata, 376
São Braz – CEP 66040-170
Caixa Postal 399
Telefone/fax: 55-91-3219-3317
E-mail:boletim@museu-goeldi.br

Lembre-se:

1- Antes de enviar seu trabalho ao Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi verifique se foram cumpridas as normas acima. Disso depende o início do processo editorial.

2- Após a aprovação, o trabalho será publicado por ordem de chegada. O Editor Científico também pode determinar o momento mais oportuno.

3- O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi não aceita resumos expandidos e nem textos na forma de relatório.

4- É de responsabilidade do(s) autor(es) o conteúdo científico do trabalho, o cuidado com o idioma em que foi concebido, bem como a coerência da versão para o inglês do título, do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords).


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi
Formato: 21 x 25 cm
Tipografia: editora 521 LtBT
Papel: couchê 90 g/m2
Tiragem: 1000 exemplares


 

 

 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2013 Museu Paraense Emílio Goeldi / Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação
Museu Paraense Emílio Goeldi
Núcleo Editorial - Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi
Av. Magalhães Barata, 376
São Braz 66040-170
Belém - PA - Brasil
Telefone: 55-91-3182-3246
Fax: 55-91-3249-6373


boletim@museu-goeldi.br