versão impressa ISSN : 1679-4974 |
|
|
Sobre a revista
A RESS publica artigos científicos no campo da saúde coletiva, incluindo epidemiologia, ciências sociais e humanas na saúde, gestão e planejamento, e que apresentem evidências relevantes ao SUS.
A abreviatura de seu título é Epidemiol. Serv. Saúde, que deverá ser usada em bibliografias, notas de rodapé, em referências e legendas bibliográficas.
Breve histórico
A RESS é continuação do Informe Epidemiológico do SUS (IESUS) iniciado em 1992 pelo Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), antecessor da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Em 2023, a partir do volume 12, número 1, a revista passou a denominar-se Epidemiologia e Serviços de Saúde.
A Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS) é um periódico científico de acesso aberto, publicado com periodicidade anual e modalidade contínua, sem custos a autores e leitores, que é editado pela Coordenação Geral de Editoração Técnico-Científica em Vigilância em Saúde, Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ministério da Saúde. É regida pela Portaria nº 14, de 13 de agosto de 2015, e pelo seu Estatuto.
Conformidade com a ciência aberta
Este periódico segue o modelo Gold Open Access, sem custo a autores ou leitores.
A RESS se alinha com as práticas de ciência aberta. São acolhidos manuscritos depositados em servidores confiáveis de preprints, a exemplo de SciELO Preprints, bioRxiv e medRxiv, antes ou em paralelo à submissão. O autor correspondente deve informar sobre tal depósito no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, documento que deve acompanhar a submissão.
A disponibilidade dos dados da pesquisa deve ser declarada nesse formulário e no manuscrito, na seção “Disponibilidade de dados”, com a devida citação e referenciamento.
Como padrão, o sistema de submissão da RESS segue modelo de avaliação por pares duplo-cega, na qual autores e pareceristas não são identificados.
A abertura do processo de avaliação é prevista de acordo com as etapas:
Todos os artigos publicados informam o nome e ORCID iD do editor associado e identidade dos pareceristas que assim o desejarem.
Os pareceres de avaliação podem ser publicados na modalidade “Pareceres de revisão por pares”, com a identificação ou não dos pareceristas na autoria, a depender das opções indicadas.
Ética na publicação
A Declaração sobre Ética na Publicação da RESS, disponível em: https://ress.iec.gov.br/files/1722614466088-308027317.docx, expressa o compromisso ético da revista para a adoção de melhores práticas na publicação científica. Os autores, ao submeterem os artigos à RESS, se comprometem e estão cientes dessa declaração.
A RESS adota os princípios da ética na publicação do código de conduta do Committee on Publication Ethics ( COPE) para nortear seus procedimentos editoriais.
Para pesquisas com seres humanos no Brasil, os autores devem observar integralmente as normas constantes nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde. Deve ser informado no arquivo folha de rosto (i) o número do protocolo com (ii) a data da aprovação por comitê de ética em pesquisa, (iii) certificado de apresentação de apreciação ética e (iv) obtenção de termo de consentimento livre e esclarecido.
Foco e escopo
A RESS publica artigos científicos no campo da saúde coletiva, incluindo epidemiologia, ciências sociais e humanas na saúde, gestão e planejamento, e que apresentem evidências relevantes ao SUS.
O público-alvo são pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, da área da Saúde Coletiva; gestores e profissionais de saúde; e demais interessados em debater temas relacionados à saúde pública.
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. Todos os volumes da revista são preservados digitalmente, no Instituto Evandro Chagas (IEC) e nas Coleções SciELO, a partir da sua admissão na coleção em 2014 (volume 23).
A RESS, como parte das Coleções SciELO Brasil e SciELO Saúde Pública, conta com a preservação digital na estrutura da Rede Cariniana, criada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) e que opera como um sistema de preservação digital baseado no modelo de rede distribuída, com armazenamento pelo sistema de código aberto LOCKSS, criado pela Stanford University.
Os artigos publicados na RESS são indexados ou resumidos por:
Bases de dados:
Indexadores:
Diretórios:
Biblioteca virtual:
- Título do periódico: Epidemiologia e Serviços de Saúde
- Título abreviado: Epidemiol. Serv. Saúde
- Publicação de: Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde
- Periodicidade: anual
- Modalidade de publicação: publicação contínua
- Ano de criação do periódico: 2003
Websites e mídias sociais
- Site: https://ress.iec.gov.br
As seguintes redes estão disponíveis, acessadas por meio do nome de usuário @revistadosus:
- TikTok
- YouTube
© 2024 Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviço/SVSA/MS
Epidemiologia e Serviços de Saúde
SRTVN Quadra 701, Via W 5 Norte, Lote D, Edifício PO 700 - 7º andar,
Asa Norte, Brasília, DF, Brasil. CEP: 70.719-040
Telefones: (61) 3315-3464 / 3315-3714
E-mail: ress.svs@gmail.com ou revista.svs@saude.gov.br