Epidemiol. Serv. Saude

versão impressa ISSN : 1679-4974
versão online ISSN: 2237-9622

SOBRE ESTA REVISTA

 


Informações básicas

A Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS) é um periódico científico de acesso aberto, publicado trimestralmente, gratuito e de fluxo contínuo, editado pela Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde do Brasil (CGDEP/DAEVS/SVSA/MS).

A RESS é regida pela Portaria nº 14, de 13 de agosto de 2015, e pelo seu Estatuto – elaborado pelo Núcleo Editorial e o Comitê Editorial –, que podem ser acessados para mais informações.

A abreviatura de seu título é Epidemiol. Serv. Saúde, que deverá ser usada em bibliografias, notas de rodapé, em referências e legendas bibliográficas.


Missão

A missão da RESS é difundir o conhecimento epidemiológico aplicável às ações de vigilância, de prevenção e de controle de doenças e agravos de interesse da saúde pública, visando ao aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Histórico

A RESS é continuação do Informe Epidemiológico do SUS (IESUS) criado em 1992, após a constituição do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI). Em 2003, com a criação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), passou a denominar-se Epidemiologia e Serviços de Saúde (RESS), a partir do volume 12, número 1.


Fontes de indexação

Os artigos publicados na Epidemiol. Serv. Saúde (RESS) são indexados ou resumidos por:


Bases de dados:


Indexadores:
Diretórios:
Biblioteca virtual:


Propriedade intelectual

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a posição do Ministério da Saúde. O conteúdo publicado na RESS está sob licença da Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY), segundo a qual é permitido que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir de trabalho publicado, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito autoral.


Arquivamento

A RESS, como parte das Coleções SciELO Brasil e SciELO Saúde Pública, conta com a preservação digital na estrutura da Rede Cariniana, criada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) e que opera como um sistema de preservação digital baseado no modelo de rede distribuída, com armazenamento pelo sistema de código aberto LOCKSS, criado pela Stanford University. Os volumes anteriores à indexação nas Coleções SciELO também são preservados digitalmente, com o apoio do Instituto Evandro Chagas (IEC).


Divulgação

A RESS dissemina seu conteúdo através de seu site (https://ress.iec.gov.br/p/home). Após a publicação de cada artigo, os autores são comunicados e incentivados a divulgar seu conteúdo em suas redes pessoais e institucionais. Quinzenalmente, o boletim RESS Informa é publicado pela revista e divulgado entre sua lista de contatos. Cada número completo da revista também é disseminado entre a lista de contatos. Os(As) editores(as) associados(as) da RESS, mensalmente, publicam no Blog SciELO em Perspectiva um press release de uma publicação recente da revista. A RESS fomenta a participação de membros de seu Núcleo Editorial em eventos científicos, para a promoção de seu conteúdo, e também é uma revista parceira da Agência Bori, que promove a disseminação de conteúdos científicos à imprensa.


Instituição mantenedora

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS)

 


© 2023 Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviço/SVSA/MS
Epidemiologia e Serviços de Saúde
SRTVN Quadra 701, Via W 5 Norte, Lote D, Edifício PO 700 - 7º andar,
Asa Norte, Brasília, DF, Brasil. CEP: 70.719-040
Telefones: (61) 3315-3464 / 3315-3714
E-mail: ress.svs@gmail.com ou revista.svs@saude.gov.br