SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Squamata (Reptilia) de quatro localidades da Amazônia meridional, com uma análise biogeográfica dos lagartos amazônicosVariação temporal da composição, ocorrência e distribuição dos Copepoda (Crustacea) do estuário do Taperaçu, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

HOHNWALD, Stefan. Registros de aves na paisagem rural do município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2009, vol.4, n.2, pp.119-131. ISSN 1981-8114.

O objetivo deste artigo é comunicar alguns registros de aves na Zona Bragantina, uma região densamente povoada, mas pouco estudada no nordeste paraense. Como esta região foi um centro de colonização no último século, florestas foram destruídas quase completamente e substituídas por uma paisagem rural, fragmentada e dinâmica. Espécies de aves foram registradas durante 36 dias, de fevereiro de 1999 até janeiro de 2001, numa pequena propriedade de 25 ha e em dois lagos pequenos durante o trabalho de campo de um experimento agrícola. As listas de espécies mostram, como esperada, uma reduzida diversidade em comparação com a mata primária e uma dominância de espécies resistentes e de ampla distribuição, e.g. Crotophaga ani (Linnaeus, 1758), Ramphocelus carbo (Pallas, 1764) e Columbina passerina (Linnaeus, 1758). Também foram encontradas as espécies endêmicas Xipholena lamellipennis (Lafresnaye, 1839), Tachybaptus dominicus (Linnaeus, 1766) e até 34 indivíduos de Primolius maracana (Vieillot, 1816) ao mesmo tempo. No total, 110 espécies foram listadas (95 gêneros, 40 famílias), com informações sobre abundância e habitat. Por causa do método usado, os resultados não dão uma imagem completa da comunidade de aves, mas recomenda-se fazer levantamentos mais detalhados na região, especialmente em igapós que poderiam agir como refúgios para algumas espécies florestais.

Palavras-chave : Amazônia; Zona Bragantina; Primolius maracana; Vegetação secundária; Pequena propriedade; Xipholena lamellipennis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )