SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Fatores de risco gestacional e complicações associadas às alterações ponderais de gestantesAspecto histórico da malária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Rev. Para. Med. v.20 n.3 Belém set. 2006

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Estudo das principais causas que levam à gravidez na adolescência

 

Analyse the main causes for pregnancy in the adolescence

 

 

Heloísa Helena Moreira de Moraes Barbosa; Adriane Lílian de Oliveira Sousa; Fábio do Nascimento Brito; Kelly Letícia Castro Souza; Renato Freitas de Castro Leão; Roberta Martins de Medeiros

 

 

INTRODUÇÃO: a gravidez na adolescência acarreta problemas de desenvolvimentos emocionais, comportamentais, educacionais, além de complicações no parto. No entanto, sua incidência vem crescendo a cada dia no mundo. No Brasil, em 1990, cerca de 10% das gestações ocorriam entre 12 e 19 anos. Em 2000, esse índice aumentou para 18%.
OBJETIVO: estudar as principais causas que levam à gravidez na adolescência, entre 10 a 19 anos, que faziam pré-natal na UBS-Pedreira, município de Belém, período de junho a setembro de 2005.
MÉTODO: estudo transversal, a partir de entrevista por meio de formulário de pesquisa, com casuística de 43 adolescentes grávidas. As informações coletadas dizem respeito a: - grau de escolaridade, desempenho escolar, grau de informação sobre prática sexual e gravidez, ocorrência de gravidez na adolescência das mães das pacientes, influência da mídia sobre o comportamento sexual, utilização de pílulas anticoncepcionais e de preservativo, vida sexual, planejamento da gravidez, desejo do parceiro pela gestação e as principais causas para a gravidez atribuídas pelas entrevistadas - .
RESULTADOS: observou-se que 37,2% possuíam ensino fundamental incompleto; 41,9% pararam de estudar; 65,1% das mães das grávidas, também, tiveram filho na adolescência; 51,2% classificaram como negativa a influência da mídia sobre o comportamento sexual; 37,2% iniciaram aos 15 anos a atividade sexual; 67,4% tinham vida sexual ativa; 81,4% afirmaram ter recebido informações sobre os métodos anticoncepcionais; 58,1% utilizavam preservativo somente às vezes; 81,4% não utilizavam pílulas anticoncepcionais; 76,7% não planejaram a gravidez. Quanto às principais causas 74,4% não estavam usando preservativo; 46,5% acreditavam que nunca engravidariam; 34,9% queriam ser mães; 27,9% decorrentes do desejo do parceiro pela gravidez; 11,6% por falta de informação adequada; 9,3% queriam antecipar o casamento; 4,7% pela influência dos meios de comunicação incentivando o sexo precoce; 2,3% ocorreu por violência sexual; 9,3% outros.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: constatou-se que há muitos fatores que levam uma adolescente a engravidar, principalmente, relacionados à negligência quanto ao uso de preservativo nas relações sexuais, associado ao fato de acreditarem que nunca engravidariam e, também, ao desejo de serem mães, o que causa grande preocupação em virtude da maior possibilidade das mesmas se encontrarem em situação de risco em relação as DST's.

Descritores: gravidez, adolescência

 

 

Trabalho realizado na UBS Pedreira, como Conclusão de Estágio no Curso de Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará – UEPA.